Reduza o tamanho dos vídeos que você grava no celular
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Reduza o tamanho dos vídeos que você grava no celular

Reduza o tamanho dos vídeos que você grava no celular

Compartilhe

Para quem quer compartilhar vídeos gravados pelas câmeras do smartphone com outras pessoas nas redes sociais (e, principalmente, no WhatsApp), o tamanho do arquivo pode ser um grande problema. A ponto de impedir que esse compartilhamento seja feito.

Neste post, vamos mostrar algumas formas de reduzir o tamanho do vídeo gerado pelo aplicativo de câmera dos principais fabricantes de smartphones, e sem precisar recorrer a programas de terceiros. Basta realizar alguns ajustes diretamente no aplicativo nativo do dispositivo em questão.

 

 

 

Por que reduzir o tamanho dos vídeos?

Porque os vídeos são arquivos que contam com uma enorme quantidade de dados quando gerados.

Considere que cada vídeo normal e em resolução FullHD conta com, pelo menos, 30 frames por segundo (esse valor pode variar para até 60 fps, dependendo do tipo de configuração adotada). Cada frame é um arquivo de imagem em 1080p que faz parte de uma sequência combinada de imagens para gerar apenas um segundo de um vídeo.

Partindo desse princípio, é fácil concluir que apenas um minuto de vídeo pode ocupar uma grande quantidade de MB, o que pode ser trabalhoso na hora de enviar esse arquivo para outro usuário, independente da plataforma escolhida.

Vejamos:

  • Um minuto de vídeo em resolução Full HD a 30 fps ocupa 130 MB
  • Um minuto de vídeo em resolução 4K a 30 fps ocupa 375 MB
  • Um minuto de vídeo em resolução de 8K ocupa 600 MB

 

Pois bem, existe uma opção para reduzir o tamanho dos vídeos gravados pela câmera do smartphone.

 

 

 

Reduzir o tamanho do codec, mas… o que é um codec?

O codec é um algoritmo de compressão de vídeo, ou um código de compressão. Dependendo do formato de vídeo escolhido, você pode codificá-lo de modo que o seu tamanho aumente ou diminua, dependendo do propósito ou finalidade.

Vídeos com maior qualidade utilizam codecs que geram arquivos com tamanho maior, e vídeos com menor tamanho contam com menor qualidade, permitindo assim o seu compartilhamento em redes sociais e comunicadores instantâneos. O que não é um problema ter um vídeo com uma qualidade inferior, já que o que queremos é que ele se espalhe pelo mundo com maior facilidade.

 

 

 

Qual codec escolher?

Na maioria dos casos, você pode optar pelos codecs H.265 e H.264, e existem diferenças relevantes entre eles.

O H.264 é mais veterano e um bocado ultrapassado, mas é compatível com um número muito maior de dispositivos. Já o H.265 foi lançado em 2014, e promete a mesma qualidade final de imagem do anterior, mas ocupando um espaço de armazenamento muito menor (o dobro da compressão com a mesma qualidade de imagem).

Quanto maior a resolução (4K ou 8K) mais recomendado é o uso do H.265. Se você vai gravar em FullHD ou inferior (formatos mais recomendados para o compartilhamento em redes sociais), pode usar o H.264 sem maiores problemas. Mas nada impede que você use o outro formato para reduzir ainda mais o tamanho dos arquivos de vídeo.

A maioria dos smartphones permite a modificação desse parâmetro de configuração na área de ajustes do aplicativo de Câmera, seja no item de Codificação de Vídeo ou em Vídeos de Alta Eficiência. Em todos os casos, basta mudar uma chave de parâmetro, e o software já assume as próximas gravações de vídeo no codec escolhido.


Compartilhe