Wetten.com Brasil Apostas
Home » Software » Antivírus no smartphone Android: vale a pena?

Antivírus no smartphone Android: vale a pena?

Compartilhe

O AV-TEST publicou a lista atualizada com os melhores antivírus para o sistema operacional Android. A lista é importante para os usuários mais precavidos ou aqueles que entendem que vale a pena ter um software desse tipo em seu smartphone tenham uma referência das soluções com melhor qualificação.

Tal e como acontece nos testes realizados pelo AV-TEST para os softwares de antivírus para desktops e notebooks, o instituto alemão independente especializado nos testes de soluções de segurança outorga até seis pontos em três grupos de avaliação: capacidade de detecção/proteção, carga do sistema/desempenho e usabilidade.

O AV-TEST avaliou 16 produtos de segurança para o Android, utilizando as últimas versões para o cliente final, que foram submetidos aos cenários de testes reais contra as ameaças atuais. Os produtos tiveram que demonstrar as suas respectivas capacidades de proteção e remoção de ameaças, aplicando todas as suas funcionalidades e níveis de proteção.

 

 

De um modo geral, os resultados são muito bons em todas as plataformas (especialmente no aspecto de proteção contra ameaças virtuais), e várias soluções analisadas nos testes alcançaram o máximo de 18 pontos. Entre os softwares que registraram a pontuação perfeita, estão: AhnLab, Antiy, Avira, Bitdefender, G Data NortonLifeLock, securiON e Trend Micro.

Como registro negativo (mais uma vez), o Google Play Protect, que funciona em modo padrão na loja online Play Store, escaneando os aplicativos de forma direta em busca de malwares ou aplicativos maliciosos, só registrou 6 pontos no teste de desempenho. Sem qualquer tipo de qualificação no item de proteção, fica bem claro que, no entendimento do AV-TEST, essa solução não pode ser considerada como uma ferramenta de segurança para o usuário final. E o que é pior: o usuário não pode interagir com essa ferramenta, ajustando os aspectos de proteção ao seu gosto.

 

 

 

Vale a pena usar um antivírus para smartphones Android?

 

O uso de softwares antivírus para Android não é tão difundido como acontece com os sistemas operacionais de escritório, principalmente no caso do Windows (que é o equivalente ao sistema operacional do Google no que se refere à popularidade, uma vez que é o software para desktops mais utilizado do mundo).

Por outro lado, na prática, o antivírus para smartphones Android é o tipo de software que deve ser considerado, tal e como estão as coisas nos aspectos de segurança, onde o foco massivo que o malware mobile recebeu por parte dos piratas informáticos (que buscam de todas as formas roubar dados e identidade pessoal) uma maior prioridade. Isso fica evidente pelos números, pois apenas as unidades de smartphones Android vendidas por ano podem ser até quatro vezes maior que a dos computadores pessoais.

Se você está propenso a utilizar um antivírus para o Android, tenho boas notícias: qualquer uma das soluções que registraram as pontuações máximas do AV-TEST podem ser a sua opção, pois são muito conhecidos nos segmentos de segurança, e podem proteger muito bem o seu dispositivo.

Obviamente, evite a todo custo instalar arquivos .apk fora da Google Play Store, pois a procedência desses programas é mais do que duvidosa. Afinal de contas, se a própria loja oficial de aplicativos do Google não consegue se livrar do malwares, imagine o que pode acontecer fora da loja.

Precaução e bom senso nunca fizeram mal a ninguém. Pense nisso.

 

 

Via AV-TEST


Compartilhe