Como saber se estão espionando o seu smartphone Android

Compartilhe

Você pode pensar que estão rastreando o seu smartphone Android, mas não tem certeza. E se desconfiou de alguma anormalidade, isso é ótimo.

Muitos usuários não conseguem ter o senso crítico para desconfiar que algo fora do normal está acontecendo com o smartphone, e acabam pagando as consequências disso. E essas pessoas perdem a chance de evitar que o pior aconteça.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para identificar se alguém ou alguma empresa está espionando você no seu smartphone. Não são conselhos infalíveis, mas podem ser muito úteis para que você possa tomar providências a tempo.

 

Uma grande ameaça para a sua privacidade

Quem está espionando o seu smartphone quer roubar seus dados ou credenciais, com o objetivo de obter ganhos financeiros à suas custas. E isso inclui obviamente a sua conta bancária e seus cartões de crédito.

Não é algo tão comum que isso aconteça, mas você pode ter a infelicidade de que isso aconteça com você, inclusive neste exato momento, enquanto lê este artigo.

Para ter uma certeza de que não está sofrendo nenhum tipo de espionagem ou que não possui um software malicioso no seu smartphone Android, é fundamental observar determinados sinais que podem indicar que o seu dispositivo está comprometido.

Esse não é um guia para um autodiagnóstico com 100% de eficácia, mas uma forma de ajudar quem está mais desconfiado e, dessa forma, tomar atitudes antes que o pior aconteça. Se você tem dúvidas reais de que está sendo espionado pelo smartphone, é melhor levar o dispositivo para um especialista e procurar as autoridades. Nós só vamos falar sobre alguns sintomas que são comuns a esses casos.

 

Aplicativos desconhecidos

Esse é o principal sintoma de que você está sendo espionado pelo smartphone.

Você precisa conhecer de forma direta e, se possível, profunda, quais são os aplicativos que estão instalados no seu telefone. Pode ser que se esqueça de algum que você fez o download e a instalação para experimentar, mas se identificar algo que é estranho ou desconhecido, é hora de desconfiar.

Se você encontrar um aplicativo que não reconhece ou que claramente não instalou no telefone, ligue o sinal de alerta. Alguns malwares aproveitam outros aplicativos para instalar os softwares espiões como apps adjacentes, complementares ou similares. Em muitos casos, esse tipo de software se disfarça de aplicativos legais, enganando os usuários com relativa facilidade.

 

Mensagens estranhas

Se recebemos essas mensagens uma vez e de forma esporádica, não há motivos para se preocupar. Mas se o envio é frequente, leve o dispositivo para um profissional especializado.

As notificações telefônicas chegam em uma variedade de formas, mas geralmente são anunciadas com a iluminação da tela, algum tipo de som ou vibração.

Como regra, ignore as mensagens anormais para evitar as tentativas de phishing ou outras práticas maliciosas.

 

Atividade telefônica suspeita

Se o telefone realiza uma tarefa sem qualquer tipo de notificação associada, é possível que um spyware esteja em ação. Tudo bem, alguns aplicativos nativos do telefone podem se comportar assim, e é por isso que você precisa saber quais são todos os aplicativos instalados no dispositivo.

Agora, se o telefone está reiniciando o tempo todo e não é por causa de uma atualização de sistema operacional, ele muito provavelmente está com algum software malicioso rodando em segundo plano.

Fique atento também para capturas de tela e vídeos que você não se lembra de ter registrado no telefone, principalmente no caso de mensagens de texto e números de cartões de crédito.

 

Registros telefônicos que não conhecemos

Neste caso, podem aparecer chamadas para números que não conhecemos de nada, mas principalmente o envio de várias mensagens por mês para números desconhecidos, e sem que você tenha feito nada.

Esse é mais um claro indício que o smartphone possui algum tipo de software espião que está enviando informações do dispositivo ou até mesmo sensíveis para outros usuários ou plataformas.

 

Ruídos durante as chamadas

Se ouvirmos ruídos estranhos durante as chamadas, como eco ou chiado, pode ser um sinal de que o telefone está sendo espionado através de algum sistema de gravação das chamadas de forma remota.

Algum tipo de software malicioso está interferindo na qualidade plena da chamada de voz. E quando isso acontece, a sua privacidade está mais do que ameaçada. Está efetivamente violada.

 

Uso excessivo de dados

Também podemos perceber que algo não vai bem se de repente passarmos a consumir muitos dados móveis sem motivo aparente.

Esse pode ser um sinal de que há algum tipo de software malicioso que está usando nossa conexão de internet para enviar informações para um servidor remoto.

Aqui, o próprio smartphone Android pode identificar o maior consumo de dados, e se isso acontece por causa de algum aplicativo desconhecido, tome providências sobre o assunto, removendo o app suspeito.

 

Telefone lento e sempre quente

Por fim, se o smartphone está sempre lento ou quente, pode ser um sinal de que há algum tipo de software malicioso em execução em segundo plano, consumindo recursos e dados do smartphone.

Isso acontece porque os aplicativos espiões que estão funcionando em segundo plano fazem com que a bateria sinta o trabalho a mais. São tantas tarefas em execução ao mesmo tempo, que o dispositivo vai trabalhar a mais do que o normal.

Sem falar que a autonomia da bateria vai despencar, também pelo trabalho a mais que o dispositivo vai realizar.


Compartilhe