TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como reduzir o tamanho do vídeo para envio no WhatsApp | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como reduzir o tamanho do vídeo para envio no WhatsApp

Como reduzir o tamanho do vídeo para envio no WhatsApp

Compartilhe

Eu tenho certeza de que você em algum momento de sua vida tentou enviar um vídeo pelo WhatsApp e simplesmente não conseguiu. O motivo para que aquela piada mais maliciosa ou até mesmo aquele nude tão desejado não seguir adiante é um só: o tamanho do vídeo em questão.

Isso também pode ser um sinal da vida indicando que você não deve insistir no envio desse conteúdo. Mas como eu não tenho controle sobre o seu bom senso, o máximo que posso fazer é te ajudar a seguir em frente na iniciativa imbecil.

Por isso, vou mostrar a partir de agora maneiras eficientes para compactar os arquivos de vídeo para envio no WhatsApp.

 

Antes, você pode tentar o chamado “placebo”

É claro que existem formas de enviar esse arquivo de vídeo com grande volume de dados para o WhatsApp sem maiores problemas.

A solução mais comum é enviar o conteúdo para plataformas dedicadas para transferência de arquivos, como são os casos do wetransfer e do fromsmash, duas plataformas muito populares em ambientes profissionais. Basta enviar o arquivo para um dos dois serviços, e um link para download é gerado. Então, é só enviar esse link para o outro usuário, e o vídeo poderá ser salvo de forma imediata.

Outra solução muito adotada pelos usuários do WhatsApp é a transferência desse arquivo para a nuvem, em plataformas como Google Drive, iCloud, Dropbox, Meta e similares. da mesma forma, você pode gerar um link compartilhável para que a outra pessoa possa fazer o download do vídeo de forma direta.

O único problema das duas alternativas é que todo o processo elimina de forma quase automática a agilidade necessária para o compartilhamento dos vídeos. Com os links para download, o receptor é obrigado a salvar do vídeo para a sua reprodução em outro aplicativo, e não de forma direta no WhatsApp.

Por isso, precisamos encontrar alternativas para compactar o arquivo de vídeo para o envio via WhatsApp. Os usuários mais leigos certamente vão agradecer por esse esforço adicional de sua parte.

 

Os passos necessários para reduzir o tamanho dos vídeos

Em regra, os arquivos de vídeo que são enviados via WhatsApp estão disponíveis no formato .mp4. Por isso, todas as alternativas que vou listar a partir de agora estão diretamente relacionadas com esse padrão de arquivo.

 

Utilizar um software de compressão de vídeos

Existem na internet vários programas que podem compactar o tamanho final do arquivo de vídeo, e sem promover uma grande perda de qualidade na imagem. Não vou recomendar nenhum programa em específico, pois nenhuma solução está me pagando para isso. Mas uma busca rápida no Google ou na Play Store pode entregar algumas alternativas bem interessantes.

 

Reduzir a resolução do vídeo

O simples fato de reduzir a resolução do vídeo de 1080p para 720p pode ser o suficiente em boa parte dos casos. Lembre-se que esse vídeo será visualizado no smartphone, e você não precisa enviar um arquivo de alta resolução para que a outra pessoa obtenha uma boa qualidade na reprodução desse conteúdo.

 

Reduzir a taxa de bits

A taxa de bits é a quantidade de dados armazenados por segundo em um arquivo de vídeo. Ou seja, quanto menor é essa taxa, menor é o tamanho do arquivo final. Por outro lado, certifique-se de que essa redução não vai afetar de forma negativa a qualidade do vídeo.

 

Utilizar um codec de compressão eficiente

É recomendado que você utilize codecs de compressão eficientes, como são os casos dos padrões H.264 e H.265/HEVC. Ambos permitem que o vídeo seja convertido em um tamanho menor, mas sem perder muita qualidade no processo.

 

Removendo partes desnecessárias do vídeo

Utilize um editor de vídeo no smartphone ou computador para remover partes desnecessárias do vídeo, como trechos em branco ou cenas que não são relevantes para o contexto geral. Ao editar o vídeo, o seu tamanho também fica menor. Lembre-se de utilizar um padrão de exportação adequado para garantir uma boa qualidade de imagem no novo vídeo.

 

Lembrando sempre que…

Você não precisa utilizar todas as dicas mencionadas neste conteúdo ao mesmo tempo, mas se você consegue gerenciar mais de uma dica em um mesmo vídeo, pode obter um resultado final muito satisfatório, com um arquivo pequeno o suficiente para ser compartilhado no WhatsApp, mas mantendo a boa qualidade de imagem.

Além disso, independentemente da escolha que você fizer sobre os procedimentos a serem adotados para reduzir o tamanho do vídeo, qualquer compressão de imagem resulta em alguma perda de qualidade final. Algumas das dicas mencionadas aqui ajudam justamente a reduzir o impacto dessa perda de qualidade.

Do mais, vale a pena perder algum tempo entendendo como os softwares funcionam, testar as dicas e as ferramentas apresentadas e encontrar aquela qualidade que você procura para compartilhar um vídeo no WhatsApp onde a outra parte vai identificar corretamente os detalhes do seu corpo.

Boa sorte!


Compartilhe