Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como melhorar a sensibilidade ao toque na tela do smartphone

Como melhorar a sensibilidade ao toque na tela do smartphone

Compartilhe

A primeira coisa que uma pessoa consciente e racional deve fazer antes de começar a usar um smartphone novo é colocar a película de proteção na tela do dispositivo. De preferência, coloque a película de hidrogel, pois ela vai aderir melhor ao vidro e, ao mesmo tempo, proteger o display com maior eficiência.

O grande problema aqui é que boa parte dos protetores de tela disponíveis no mercado não são perfeitos, e podem eliminar parte da sensibilidade ao toque necessária para uma boa experiência de uso com o dispositivo.

Mas sempre existe um truque para contornar as coisas. E neste caso, o truque dispensa inclusive a instalação de aplicativos de terceiros, pois é um recurso que está presente na grande maioria dos smartphones disponíveis no mercado.

 

A sensibilidade do toque na tela é o segredo

É só pensar da seguinte forma.

Quando você coloca uma película de proteção na tela do seu smartphone, você automaticamente está adicionando mais uma capa física sobre o display. Se, por um lado, a tela fica mais protegida de arranhões e outros acidentes adicionais, por outro lado, você está reduzindo a sensibilidade de fábrica dessa tela.

Essa equação é válida para qualquer tipo de proteção que você vai colocar na tela, independentemente do material escolhido ou se essa película é aquela que veio de fábrica ou se foi aplicada depois que você recebeu o telefone em casa.

Essa é uma relação de causa e efeito praticamente inevitável. Praticamente todos os smartphones disponíveis no mercado vão passar pelo mesmo “problema”. E aqui, eu não posso considerar isso como um “problema” de verdade, pois estamos falando de uma característica física que é aplicada a qualquer dispositivo eletrônico com tela sensível ao toque.

Porém, a grande maioria dos usuários de smartphones não sabem disso. Alias, tem muitos que nem percebem que o telefone já vem com a película de fábrica, e acabam adicionando uma segunda película sem saber, piorando ainda mais a situação.

O mais importante neste sentido é que você entenda que os efeitos dessa interferência da película protetora podem ser maiores ou menores, dependendo do tipo de material e da origem da proteção.

O normal é que películas que são aplicadas pelo fabricante sejam de maior qualidade, o que pode resultar em uma menor interferência ao toque do que aquelas que aplicamos em uma assistência técnica ou em lojas especializadas. Afinal de contas, o fabricante certamente preparou o telefone para entregar uma boa experiência de interação ao toque na tela considerando a película que vem de fábrica.

Por outro lado, no mundo real e prático, não é bem isso o que acontece. E é por isso que estou produzindo este artigo.

 

Como melhorar a sensibilidade ao toque na tela

A boa notícia aqui é que a resolução do problema está ao seu alcance de forma bem simples e prática, através do recurso de ajustes da sensibilidade ao toque na tela.

Essa função está disponível desde o Android 11, e pode melhorar de forma considerável a sensibilidade da tela ao toque, melhorando a experiência de uso na interação com o sistema operacional e em atividades mais específicas como, por exemplo, a digitação no teclado virtual.

Qualquer usuário pode habilitar esse recurso se tem um telefone com o Android 11 ou superior. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra os Ajustes do seu smartphone Android.
  2. Entre no item Tela.
  3. Localize a opção Sensibilidade ao Toque e ative esse recurso.

Agora, mesmo que a tela do seu telefone receba uma película protetora de qualidade questionável, a resposta ao toque na tela deve melhorar consideravelmente.

Porém, se mesmo depois da habilitação desse ajuste você identificar problemas na hora de interagir com a tela do seu telefone, ainda existe a opção de refazer a calibração do display antes de enviar o dispositivo para uma assistência técnica autorizada. Mas isso é assunto para outro artigo.


Compartilhe