TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que é impossível limpar um case transparente de smartphone que ficou amarelado? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que é impossível limpar um case transparente de smartphone que ficou amarelado?

Por que é impossível limpar um case transparente de smartphone que ficou amarelado?

Compartilhe

Eu sei que você entrou neste artigo porque está a procura de respostas para solucionar esse mal que assola a humanidade nas últimas décadas. Mas lamento por ser portador de más notícias.

Aliás, quero aproveitar a oportunidade e pedir sinceras desculpas para os meus leitores, pois escrevi em um passado não muito distante um artigo que, em teoria, prometia uma solução para esse problema.

Porém, a ciência provou de forma praticamente irrefutável que a missão de eliminar o famigerado amarelado de um case transparente é impossível de ser cumprida, e todos nós teremos que lidar com isso.

 

A oxidação é a grande culpada

O amarelamento o case que hoje protege o seu smartphone não é resultado de sujeira ou da falta de cuidados de sua parte, mas de um processo de oxidação que é natural nesse tipo de material (plástico), e muito difícil de ser controlado por nós, humanos.

De forma mais específica, a coloração amarela se deve a pigmentos azuis que degradam com exposição aos raios ultravioleta combinados com a oxidação do material do case. E esse tipo de processo é inevitável, independente do nível de cuidados que você adota para preservar a integridade do acessório.

Diversos mitos sobre o procedimento de limpeza do acessório, como por exemplo o uso da pasta de dente, não funcionam para reverter a coloração. E passamos anos de nossas vidas agindo como legítimos idiotas tentando contornar o problema, e até mesmo colocando em risco a integridade do dispositivo.

Testes realizados recentemente mostram que muitas soluções caseiras não têm eficácia real para contornar o problema. Tentar lavar o case não funciona. Pelo contrário: pode acelerar a oxidação, dependendo do material.

A exposição ao sol, junto com a interação dos óleos naturais da pele, resulta naturalmente na oxidação interna dos cases. E nem mesmo a possibilidade de você usar o smartphone com luvas o tempo todo pode evitar o pior.

 

Nem todos os cases transparentes ficam amarelados

Nem tudo está perdido, amigo leitor. A boa notícia é que nem todos os cases transparentes ficarão amarelados, pois pelo menos um material é menos propenso a sofrer desse indesejado efeito colateral: o TPU (uretano termoplástico).

Os cases de TPU de alta qualidade (não pode ser aquele que você compra no camelódromo de sua cidade) são mais resistentes à radiação ultravioleta, reduzindo dessa forma as chances de sofrerem os danos pela combinação de fatores que destacamos neste artigo.

Mesmo assim, até os cases de TPU de qualidade podem eventualmente sofrer os efeitos da degradação e ficarem amareladas, embora em menor probabilidade.

 

Seja consciente

Compreender que o amarelamento do case protetor é um processo de oxidação normal pode ajudar na aceitação do fenômeno, e até mesmo melhorar os critérios de escolha por parte do usuário.

Eu entendo que você quer proteger o smartphone e, ao mesmo tempo, mostrar ao mundo que você pagou mais de R$ 6 mil em um dispositivo para mandar memes pelo WhatsApp. Mas nem sempre podemos ter tudo no mundo.

Se você vai ficar incomodado com um case amarelado protegendo o caro iPhone, ou você aceita esse efeito colateral como um fenômeno natural, ou você escolhe um case que vai esconder a beleza do smartphone, mas que vai proteger o dispositivo e manter uma estética menos indigesta aos olhos.

Mas meu conselho no fina do artigo é tentar não ficar tão incomodado com o amarelado do case, agora que você sabe que este é um fenômeno natural e algo impossível de ser evitado. Em alguns casos pontuais das nossas vidas, é melhor aceitar as coisas como elas são, e não do jeito que nós gostaríamos que fosse.


Compartilhe