TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como limpar a memória cache do Amazon Fire TV | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como limpar a memória cache do Amazon Fire TV

Como limpar a memória cache do Amazon Fire TV

Compartilhe

O Amazon Fire TV se destaca como uma opção completa no mercado de streaming. É um dos dispositivos mais eficientes para a reprodução de conteúdo de diversas plataformas, e um dos principais concorrentes do Chromecast com Google TV.

O dispositivo oferece o acesso a uma variedade de aplicativos e proporciona uma experiência completa, incluindo conteúdo em qualidade 4K. O Fire TV é compatível com os principais serviços de streaming do mercado, como Netflix, HBO Max e Amazon Prime Video (esse último, de forma bem óbvia), além de permitir a execução de jogos Android.

Apesar das capacidades, o Fire TV pode enfrentar problemas como lentidão, fechamento inesperado de aplicativos e interface congelada. E neste artigo, vamos mostrar como você pode contornar essas anormalidades no dispositivo.

 

Detectando o problema

Alguns sintomas podem indicar anormalidades no funcionamento do Amazon Fire TV, como lentidão, fechamentos inesperados de aplicativos e congelamento da interface. São aspectos bem simples e fáceis de serem detectados por qualquer pessoa.

Quando isso acontece com muita frequência, o principal culpado é a memória cache do dispositivo. Ou ela está superlotada, comprometendo o armazenamento interno, ou algum elemento armazenado nela está em conflito com alguns aplicativos instalados ou com o sistema como um todo.

Com isso em mente, muitos usuários podem até descartar a hipótese de comprar um modelo novo, como o Fire TV 4K Max. A não ser que você queira mesmo o dispositivo mais completo, não e preciso investir em um novo gadget quando esses problemas acontecem.

 

Por que limpar a memória cache do Fire TV?

Limpar a memória cache do Fire TV é uma excelente ideia, pois pode melhorar significativamente o desempenho do dispositivo, removendo arquivos temporários acumulados.

Para quem não sabe, a memória cache acumula arquivos no sistema operacional Fire OS, afetando o desempenho geral. Como eu disse um pouco antes, se algum item dentro dessa memória entrar em conflito com o software principal ou algum aplicativo, os problemas de funcionamento certamente vão aparecer.

Esse tipo de memória é útil quando acessamos muitas vezes o mesmo aplicativo, jogo ou serviço de streaming. Mas ela não precisa ficar armazenada no Fire TV para sempre. Você pode eliminar esses dados de tempos em tempos, inclusive para melhorar o desempenho do dispositivo em questão.

 

Como limpar a memória cache do Fire TV

A partir de agora, vou compartilhar com você instruções detalhadas sobre como limpar a memória do Fire TV. São passos bem simples e acessíveis para qualquer usuário, de modo que até mesmo os mais leigos poderão resolver esse problema (evitando a indigesta visita de um técnico, que vai cobrar caro por uma manutenção simples).

Primeiro, acesse as Configurações na tela inicial da interface de usuário do Fire TV. Depois, selecione o item “Aplicativos” e depois acesse o item “Gerenciar aplicativos instalados”.

Agora, escolha um aplicativo e selecione as opções “Limpar Cache” e “Apagar Dados”. Em seguida, reinicie o Fire TV e verifique se o seu desempenho melhorou.

A seguir, um passo a passo do procedimento:

  1. Vá para Configurações na tela inicial.
  2. Selecione Aplicativos.
  3. Neste ponto, selecione a opção Gerenciar aplicativos instalados.
  4. Escolha o aplicativo.
  5. Em informações do aplicativo, selecione Limpar cache e Limpar dados.

Simples assim.

A partir de agora, você vai perceber que o desempenho do Amazon Fire TV melhorou sensivelmente. Em alguns casos, ele volta a se comportar do mesmo jeito que no primeiro dia de uso.

Vale a pena perder alguns minutos do seu dia para limpar a memória cache do dispositivo, principalmente nos aplicativos de serviços de streaming que você mais usa. O seu Fire TV e até mesmo o seu cartão de crédito agradecem pela iniciativa.


Compartilhe