Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como liberar a RAM no seu smartphone Xiaomi

Como liberar a RAM no seu smartphone Xiaomi

Compartilhe

A RAM é um dos fatores mais importantes para o desempenho do seu smartphone. A Memória de Acesso Aleatório é a responsável por armazenar os dados dos aplicativos que você usa no seu smartphone.

Quanto mais RAM você tiver, mais aplicativos você poderá usar ao mesmo tempo, sem que o smartphone fique lento ou travado. O problema é que nem sempre a quantidade de memória que vem de fábrica é suficiente para atender às suas necessidades.

Com o passar do tempo, os aplicativos ficam mais pesados e exigem mais memória para funcionar. Além disso, o acúmulo de arquivos temporários e cache pode prejudicar o desempenho da RAM.

Por isso, neste post, vamos ensinar como liberar a RAM do seu smartphone Xiaomi, usando algumas dicas simples e práticas. Os procedimentos utilizam os aplicativos nativos do telefone, dispensando o uso de softwares de terceiros.

 

Verifique se é possível expandir a RAM do seu smartphone

Antes de mais nada, você precisa saber se o seu celular Xiaomi permite a expansão da RAM. Para isso, você pode consultar o manual do usuário ou entrar em contato com o suporte técnico da marca.

Alguns modelos de telefones permitem que você insira um cartão de memória externo para aumentar a capacidade de armazenamento e também de RAM. Se o seu celular tiver essa opção, basta comprar um cartão de memória compatível e realizar a instalação no slot adequado.

Depois, você pode acessar as configurações do seu telefone e escolher usar o cartão como parte da memória interna. Assim, você terá mais espaço para instalar aplicativos e também liberar RAM para executar esses softwares.

 

Desligar ou reiniciar o smartphone

Fechar os aplicativos pode até ajudar a liberar RAM no smartphone, mas em alguns casos reiniciar o dispositivo é o mais recomendado, pois garante o encerramento de todos os processos ativos.

Tudo bem, o tempo de espera para a conclusão do desligamento e reinicialização do dispositivo pode ser algo que vai incomodar a alguns usuários. Mas reiniciar o seu telefone Xiaomi não vai doer de vez em quando.

O mais importante do processo é deixar o dispositivo completamente desligado por alguns minutos. Isso garante o encerramento de todos os processos.

Reiniciar diretamente o dispositivo pode não ter o mesmo efeito, de modo que desligar o telefone é a melhor solução. Bom, quero dizer, existem outras alternativas que não envolvem a espera para que o telefone volte a funcionar. E a partir de agora, compartilho com você quais são essas dicas que podem salvar a sua vida nos momentos de aperto.

 

Libere a RAM do seu smartphone

Se o seu smartphone Xiaomi não permitir a expansão da RAM, você pode tentar liberar espaço na memória interna do seu aparelho. Isso porque, quanto mais cheia estiver a memória interna, menos memória aleatória estará disponível para os aplicativos.

Faça uma limpeza nos seus arquivos e exclua aqueles que não são mais necessários, como fotos, vídeos, músicas, documentos e downloads.

Você também pode desinstalar os aplicativos que você não usa mais ou que são muito pesados. Para isso, basta ir em Configurações > Aplicativos e selecionar os apps que você quer remover. Depois, toque em Desinstalar e confirme a sua escolha.

 

Feche os aplicativos que estão em segundo plano

Outra dica para liberar a RAM do seu celular Xiaomi é fechar os aplicativos que estão em segundo plano.

Esses são os apps que continuam rodando mesmo quando você não está utilizando esses softwares, consumindo recursos do seu smartphone.

Para fechar esses aplicativos, basta tocar no botão de multitarefa (o quadrado na parte inferior da tela) e deslizar para cima os apps que você quer encerrar.

Você também pode usar o botão de limpar tudo, que fecha todos os aplicativos de uma vez só. No entanto, tome cuidado para não fechar os apps que você precisa manter abertos em segundo plano, como o WhatsApp ou o Spotify.

 

Use a ferramenta de limpeza da Xiaomi

A Xiaomi oferece uma ferramenta nativa de limpeza, que ajuda a otimizar o desempenho do seu celular.

Essa ferramenta permite escanear e limpar a RAM, além de eliminar os arquivos temporários e o cache dos aplicativos. Para usar esse software, basta seguir estes passos:

  1. Abra as Configurações do seu celular e toque em Limpeza;
  2. Toque em Escanear e aguarde alguns segundos;
  3. Toque em Limpar itens selecionados e confirme.

Você pode repetir esse processo periodicamente para manter a sua RAM sempre livre e funcionando bem.

 

Restrinja a atividade dos aplicativos em segundo plano

Por fim, outra forma de aumentar a RAM do seu celular Xiaomi é restringir a atividade dos aplicativos em segundo plano.

Isso significa limitar o uso da RAM por parte dos apps que você não está usando no momento, mas que continuam enviando notificações ou atualizando dados.

Para fazer isso, você pode seguir estes passos:

  1. Abra as Configurações do seu celular e toque em Bateria;
  2. Toque em Uso da bateria e selecione os apps que consomem mais energia;
  3. Toque em Restringir atividade em segundo plano e confirme.

Dessa forma, você vai economizar bateria e também liberar mais RAM para os aplicativos que você está usando ativamente.


Compartilhe