E lá vamos nós para mais um episódio da série “a Apple ativando o seu campo de distorção da realidade para impressionar os seus usuários”.
Após cerca de 5 meses do lançamento, a Apple revelou que a bateria dos iPhone 15 possui o dobro de vida útil do que inicialmente previam. Ou seja, a empresa que tem o controle do desenvolvimento do dispositivo por anos “descobriu” algo que poderia ter dito logo de cara, depois de meses de testes.
Na prática, todos os modelos da atual geração de smartphones, incluindo iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max, foram testados e mostraram suportar até 1.000 ciclos de carga sem deterioração excessiva.
Mas… o que isso realmente significa? Onde essa descoberta vai mudar a vida de quem tem um iPhone 15?
Vou ter uma autonomia de bateria maior?
Essa é a pergunta mais comum que os usuários mais leigos estão fazendo neste momento. E a resposta que eu gostaria de dar para essas pessoas é: “você leu direito o que eu escrevi até agora?”.
Entenda, meu jovem: VIDA ÚTIL e CICLOS DE CARGA são termos bem diferentes de AUTONOMIA DE BATERIA, com significados e efeitos práticos igualmente distintos.
Todas as baterias de íon de lítio de dispositivos móveis degradam com o tempo devido ao uso, ciclos de carga e condições ambientais como o calor excessivo.
Inicialmente, a Apple prometia até 500 ciclos de carga com 80% ou mais de capacidade, mas os testes recentes revelaram que os iPhone 15 podem atingir 1.000 ciclos mantendo 80% da capacidade.
A Apple afirma que os ciclos de recarga das baterias dos novos modelos do iPhone 15 são maiores que o esperado. E ciclo de vida neste caso significa o número de vezes que você pode recarregar a bateria do telefone antes desse item alcançar um nível de degradação que obrigue o usuário a substituir o componente.
Autonomia de bateira é o tempo que o telefone consegue se manter funcionando a cada ciclo de recarga. Ou como eu costumo dizer, o tempo que você fica usando o telefone longe da tomada.
Ou seja… a resposta para a pergunta que abre esse segmento do artigo é um sonoro e retumbante NÃO!
Essa novidade é ótima, mas não muda muita coisa no seu dia a dia. Só tem efeitos práticos a longo prazo.
Quando você vai receber essa novidade no seu iPhone 15?
A próxima atualização do sistema operacional móvel da Apple vai refletir essa descoberta, oferecendo mais informações sobre a capacidade máxima da bateria e sua saúde no iPhone 15.
A futura atualização do iOS 17.4 fornecerá mais informações sobre a capacidade máxima da bateria, incluindo o número de ciclos de carga, data de fabricação e primeiro uso do dispositivo.
A longa vida útil da bateria é atribuída às melhorias contínuas na fabricação das baterias e à gestão de energia eficiente do iOS. De alguma forma, a Apple otimizou o seu sistema operacional móvel para obter um melhor desempenho energético.
Em resumo: não deixa de ser algo positivo para o iPhone 15, mas não é exatamente aquilo que todo mundo quer no uso diário, que é ter o telefone funcionando por mais tempo com uma única carga.
De qualquer forma, não deixa de ser uma economia a longo prazo, pois você vai levar muito mais tempo para substituir a bateria do iPhone para recuperar o desempenho do dispositivo, que naturalmente cai com a progressiva degradação da capacidade energética do hardware.
No final das contas, você precisa seguir adotando as mesmas medidas necessárias para prolongar a vida útil da bateria, como por exemplo não carregar acima de 80% para reduzir a contagem de ciclos de recarga completa.
Não vou dizer que foi ruim… também não foi tão bom assim…