TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como ativar a RAM virtual no smartphone Xiaomi | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar a RAM virtual no smartphone Xiaomi

Como ativar a RAM virtual no smartphone Xiaomi

Compartilhe

Era impossível aumentar a RAM de um smartphone Android. Era. Agora, os dispositivos com o sistema operacional do Google estão utilizando o recurso de RAM virtual, que utiliza uma parte da ROM (espaço de armazenamento interno) para dar um gás na memória responsável pela maior fluidez ao dispositivo.

A Xiaomi é uma das marcas de smartphones que oferecem essa funcionalidade, o que deixa o recurso de multitarefa do telefone algo ainda mais funcional. O principal objetivo desse ajuste é melhorar o desempenho do smartphone neste cenário.

Neste post, vamos mostrar como você pode realizar o ajuste que aumenta a RAM dos telefones Xiaomi.

 

 

 

O que saber antes de continuar

Antes de continuar, vale a pena deixar claro que a RAM virtual não vai entregar o mesmo desempenho da RAM física, por contar com uma velocidade de leitura e gravação mais lenta. Mesmo assim, é uma forma de oferecer ao seu smartphone Xiaomi uma espécie de “respiro” na hora de executar vários aplicativos ao mesmo tempo ou em segundo plano.

Além disso, não são todos os smartphones da Xiaomi que são compatíveis com o recurso de aumento de RAM. Apenas alguns modelos contam com suporte para essa funcionalidade, como o Redmi Note 10 ou o Mi 11, entre outros.

Outros modelos da Xiaomi vão receber essa novidade através de uma atualização de software no futuro, principalmente quando a MIUI 13 estiver disponível.

Por fim, antes mesmo de prosseguir com o processo de expansão de RAM no seu smartphone, verifique se você possui espaço de armazenamento interno livre o suficiente para realizar o procedimento. A RAM virtual utiliza parte da ROM para fazer o recurso funcionar.

Em termos práticos, se você vai adicionar 3 GB de RAM virtual, 3 GB de armazenamento interno serão ocupados para essa finalidade. Logo, se você tem um telefone com espaço interno limitado, pense algumas vezes antes de realizar o procedimento.

 

 

 

Como aumentar a RAM do seu smartphone Xiaomi

Para quem tem um telefone Xiaomi compatível com a funcionalidade, faça o seguinte:

  1. Entre nas configurações do seu smartphone Xiaomi.
  2. Entre no item Ajustes Adicionais.
  3. Neste item, procure pela opção Extensão de Memória.
  4. Então, ative o interruptor de Extensão de Memória.
  5. Depois de tudo ajustado, reinicie o smartphone para aplicar as alterações.

Após realizar esses ajustes, você não precisa realizar nenhum tipo de alteração adicional no seu smartphone, e a RAM virtual já está em ação, expandindo a capacidade da RAM física, e trabalhando com ela, o que é o mais importante.

É de se pensar por que o Android levou tanto tempo para adotar este tipo de solução. Principalmente durante os anos onde muitos foram obrigados a utilizar um dispositivo com um hardware limitado e um desempenho capenga.

O Windows abraçou essa solução há muito tempo, e isso ajudou a aumentar a popularidade do sistema operacional da Microsoft, principalmente em computadores com configurações mais limitadas.

Bom, antes tarde do que nunca. Se o seu telefone da Xiaomi é compatível com a funcionalidade e ele está sentindo o peso dos aplicativos mais exigentes, essa alternativa pode ajudar a salvar a sua vida, ou pelo menos entregar uma sobrevida ao telefone que começa a dar sinais de cansaço.


Compartilhe