Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » Como gravar vídeos em Time Lapse

Como gravar vídeos em Time Lapse

Compartilhe

Time Lapse (ou Lapso do Tempo, em livre tradução) é o efeito de ação acelerada em vídeos, resultante da captura de imagens em diferentes sequências para criar um lapso de tempo. Essa proposta se tornou muito popular nos últimos anos, e seu uso nos smartphones contribuiu de forma decisiva para essa massificação do formato.

E é justamente por isso que esse post existe. Afinal de contas, se aquele seu amigo do trabalho que nem entende muito de tecnologia consegue fazer um vídeo em Time Lapse, você também consegue. Basta compreender o que é necessário para obter bons vídeos nesse formato.

Neste post, vamos mostrar tudo o que é necessário para produzir bons vídeos em Time Lapse.

 

 

 

Como gravar um vídeo em Time Lapse

Existem duas formas para produzir vídeos em Time Lapse.

A primeira opção é registrar fotos em diferentes momentos e realizar uma montagem no computador ou no celular, em um processo de pós produção que exige tempo e criatividade do editor.

A segunda opção é a mais fácil (e é nela que vamos dar foco neste post), que é deixar a câmera do smartphone gravando por várias horas, de modo que o resultado final será um vídeo acelerado para entregar o efeito de lapso de tempo.

Pois bem, a partir de agora, vamos mostrar tudo o que você precisa ter para produzir um vídeo de Time Lapse a partir do segundo processo que mencionamos um pouco acima.

 

 

 

Um smartphone

Algo bem óbvio, mas que muita gente ignora. E não pode ser um smartphone qualquer: escolha aquele que tem a melhor câmera possível (ou que o seu dinheiro permita), e que possa captar as imagens com alta qualidade.

 

 

 

Um tripé

Elemento fundamental para uma boa captação de Time Lapse. Esse tipo de vídeo é registrado com uma câmera fixa e, por isso, ter um tripé de qualidade é um item obrigatório. Escolha aquele que se ajuste às suas necessidades, mas vale a pena investir um pouco mais por um acessório com maior qualidade.

 

 

 

Boa iluminação e enquadramento

Um bom Time Lapse só funciona se o cenário que você vai registrar estiver com uma boa iluminação. Isso não quer dizer que você não possa registrar vídeos rápidos de cenas noturnas, mas na maioria dos casos a percepção de movimento e passar do tempo só se faz evidente em cenários bem iluminados.

Além disso, o enquadramento é outro elemento crucial para o sucesso desse tipo de vídeo. Além do tripé de boa qualidade, a sua percepção sobre o que você deseja registrar é algo importantíssimo. E isso só depende do usuário.

 

 

 

Uma enorme autonomia de bateria

Ao utilizar a câmera do smartphone, a tela do dispositivo vai ficar ligada o tempo todo e por várias horas. Por isso, certifique-se que o seu telefone vai aguentar registrar horas e horas de imagens. Deixe preparado o carregador ou uma power bank para eventuais emergências.

 

 

 

Uma grande quantidade de armazenamento

Não se esqueça que você está gravando vídeos no seu smartphone e, no caso do Time Lapse, é um vídeo de várias horas. O resultado disso será um arquivo com muitos GB, o que vai ocupar um espaço considerável do armazenamento disponível no dispositivo. Então, antes mesmo de começar, libere o máximo de espaço possível, para que a gravação do vídeo não termine antes do desejado.


Compartilhe