TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como funciona o carro que muda de cor da BMW | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Carros | Como funciona o carro que muda de cor da BMW

Como funciona o carro que muda de cor da BMW

Compartilhe

Uma das novidades mais peculiares da CES 2022 realizada em Las Vegas no começo do ano foi o carro da BMW que muda de cor com um simples pressionar de botão. Algo surreal que ficou quase possível com uma pintura altamente tecnológica desenvolvida pela montadora alemã para os seus carros.

Antes que você pense que isso é fruto de bruxaria, vamos deixar bem claro que é uma alta tecnologia desenvolvida pela BMW, e que pode estar disponível em um futuro próximo para os compradores dos seus veículos.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o assunto, e como a BMW conseguiu mudar a cor da pintura de um carro de forma relativamente simples.

 

 

 

Qual é a mágica da BMW neste caso?

A BMW ainda está realizando estudos, pesquisas, desenvolvimento de tecnologia e alguns testes relacionados com o carro que muda de cor, e mostrou o que conseguiu avançar neste sentido na última edição da CES. Com isso, conseguiu atrair os holofotes de muitas pessoas e veículos especializados, como é o nosso caso.

Na CES 2022, a BMW utilizou uma unidade de seu SUV iX (ou BMW iX Flow) para demonstrar como funciona o seu sistema de pintura híbrida. Quem estava lá na feira de Las Vegas pode conferir de forma presencial o veículo mudando de cor entre os tons branco e cinza. Algo que basicamente ninguém pensava em fazer há 50 anos

Os avanços da BMW neste sentido são realmente impressionantes. Porém, é preciso deixar bem claro que todas as possibilidades desta tecnologia são bem limitadas neste momento. Por outro lado, não podemos duvidar que em um futuro a médio prazo já será possível contar com algo deste tipo em nossos carros.

Existe uma explicação bem lógica por trás desse resultado incrível. A inspiração da BMW em desenvolver a tina que muda de cor está nos eBooks, que contam com uma tinta eletrônica específica, a E Ink. No caso da tinta dos carros, foi aplicada uma extremamente fina capa de tinta eletrônica em uma fina capa sobre a carroceria do carro.

Essa capa, que possui a espessura de um fio de cabelo humano, conta com milhões de microcápsulas, onde cada uma delas abriga pigmentos brancos com carga negativa e pigmentos negros com carga positiva. Com isso, um campo elétrico pode atuar sobre esses pigmentos para mudar a coloração do carro.

Além de permitir a variação de cores do carro, a BMW informa que o uso de cores diferentes pode fazer com que o veículo absorva mais ou menos calor no dia a dia, onde o motorista pode escolher a cor mais adequada em função da estação do ano e do clima.

 

 

 

Quando poderei trocar a cor do meu BMW?

Vai demorar.

O que a BMW apresentou na CES 2022 foi um protótipo da tecnologia, e ainda não há planos sobre quando esse recurso vai chegar ao mercado. A boa notícia é que, a partir de agora, essa ideia de mudar a cor do carro com um simples toque de botão deixa de ser uma ideia absurda.

E isso pode facilitar a vida de muita gente, que vai poder trocar a cor do seu carro em questão de segundos.

Santa e abençoada tecnologia…


Compartilhe