TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como evitar o irrritante buffering durante a reprodução de vídeos via streaming | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como evitar o irrritante buffering durante a reprodução de vídeos via streaming

Como evitar o irrritante buffering durante a reprodução de vídeos via streaming

Compartilhe

Eu entendo perfeitamente que uma das coisas mais irritantes que pode acontecer durante a reprodução de conteúdos via streaming é o famigerado buffering. Esse efeito é o que resulta em travamentos e tempos de espera na carga de conteúdos que são reproduzidos via internet.

Isso normalmente acontece quando assistimos conteúdos de streaming na TV, mas também pode ocorrer quando estamos assistindo no smartphone. E mesmo com uma banda de internet que nem é tão boa é possível corrigir esse problema.

Considerando que você está tentando assistir séries no conforto de sua casa e utilizando uma internet doméstica, vamos mostrar neste post como é possível reduzir o buffering durante a reprodução de conteúdos por streaming.

 

 

 

Antes de começar…

Existem duas soluções bem mais simples que podem resolver o problema do buffering em qualquer plataforma de streaming:

  • Tente avançar ou voltar a reprodução em alguns segundos;
  • Feche o aplicativo do serviço em questão e volte a executá-lo.

Reiniciar a TV ou o dispositivo utilizado para a reprodução do conteúdo também pode ajudar em alguns casos.

E, se não funcionar, continue tentando com as dicas abaixo.

 

 

 

Verifique se você está com problemas de conexão

O problema pode estar na qualidade da internet da sua casa. Logo, verifique se a sua conexão está com boa qualidade, com uma velocidade boa o suficiente para reproduzir o conteúdo via streaming.

Também vale a pena verificar a saúde do roteador, que pode entregar um sinal de internet abaixo do desejado. Vale a pena reiniciar esse dispositivo, pois isso pode ajudar a resolver o problema.

Se o problema de buffering é constante, tente trocar o cabo de rede que conecta o roteador à TV ou modificar o posicionamento do roteador para ver se a cobertura de sinal melhora. Em casos extremos, troque de roteador.

 

 

 

Desligue outros dispositivos que estão conectados na internet

Sabe aquele Xbox Series X que seu irmão está jogando enquanto você tenta assistir aos episódios atrasados de La Casa de Papel? Pois é… ele pode ser o culpado pelos seus problemas de buffering. Mande o seu irmãozinho desligar o videogame e ir estudar, e verifique se a conexão melhorou.

 

 

 

Verifique se você tem velocidade suficiente de internet

As plataformas de streaming contam com requisitos mínimos para garantir um pleno funcionamento da reprodução de conteúdos por streaming. É preciso que você verifique se a sua conexão de internet possui essa taxa de velocidade.

Além disso, vale a pena fazer um teste de velocidade na sua casa com os dispositivos envolvidos para essa tarefa de streaming, pois o baixo desempenho pode ser culpa (também) da sua TV ou do seu gadget utilizado para a reprodução dos conteúdos.

 

 

 

Tente reduzir a qualidade dos vídeos

Não é a melhor solução do mundo, porque todo mundo queria ver os filmes no HBO Max em 4K. Porém, se nenhuma das alternativas anteriores funcionarem, o último recurso antes de você convocar o técnico da operadora de internet é reduzir a qualidade dos vídeo em streaming.

Em alguns casos, reduzir do 4K para o Full HD não vai fazer diferença alguma, e você economiza tempo e, com sorte, dinheiro para resolver um problema que não é dos mais complexos. Basta você ter consciência de onde está a raiz do problema.


Compartilhe