Como evitar as capturas de tela acidentais no smartphone

Compartilhe

Muitos de nós utilizamos a captura de tela todos os dias nos smartphones. O problema é quando o telefone decide realizar essas capturas sozinho, ocupando um espaço desnecessário de armazenamento.

Se isso está acontecendo com o seu dispositivo neste momento, ligue o sinal de alerta, pois este pode ser um sintoma de algo mais sério. A boa notícia é que, na maioria dos casos, o problema tem solução.

Vamos ver quais são os principais motivos e soluções para que o smartphone pare de realizar as capturas de tela por conta própria.

 

 

 

Verifique os últimos aplicativos instalados

 

Quem sabe um aplicativo recém instalado pode ser a causa do problema. Verifique em Ajustes > Aplicativos, ou acesse a Play Store e, depois, Meus Aplicativos > Instalados > Ordenar pelo último uso. Apague os apps suspeitos, como jogos e ferramentas diversas.

 

 

 

Remova o case e a película na tela

 

O case pode estar provocando as capturas de tela acidentais por uma pressão excessiva sobre os botões. Na maioria dos smartphones Android, a combinação de tecla de volume para baixo + o botão de liga/desliga gera uma captura de tela automática.

Capturas de tela em negro pode significar capturas de tela no bolso. Retire o case para verificar se o problema continua. Neste caso, compre um case mais adaptado ao dispositivo. Se o problema persistir, remova a película da tela, já que este elemento pode gerar as capturas quando são muito baratos.

 

 

 

Desative os gestos de captura

 

Vários gestos na tela servem para gerar capturas de tela de forma simplificada, e esses gestos podem ser os culpados. Desativar recursos como “Captura de tela com três dedos” e “Captura de tela deslizando a palma” podem resolver. Verifique se o seu smartphone tem esse recurso digitando “Captura de tela” na caixa de busca dentro de Ajustes.

 

 

 

Atualize o smartphone

 

Talvez o seu smartphone esteja muito desatualizado, e um update pode melhorar o desempenho da tela ao eliminar os toques fantasma. Verifique se você tem atualizações pendentes em Ajustes > Sistema > Atualizações de sistema, ou procurando em Atualizações na caixa de busca.

 

 

 

Quedas ou danos

 

Os botões responsáveis pela captura de tela podem estar desgastados ou danificados, e isso pode gerar o problema. Se o smartphone sofreu alguma queda ou tem algum tempo de uso, as capturas de tela serão involuntárias pelo mau funcionamento do hardware. E aqui, só a assistência técnica pode resolver. Ou até mesmo a compra de outro dispositivo em melhores condições.


Compartilhe