A Xiaomi apresentou de forma oficial as atualizações dos seus dois modelos de patinetes elétricos, o Xiaomi Electric Scooter 4 Pro (2ª Geração) e o Xiaomi Electric Scooter 4 Lite (2ª Geração).
Sou suspeito para falar, já que defendo o uso dos veículos elétricos nas grandes cidades como uma solução inteligente para a mobilidade urbana. E como usuário de uma bicicleta elétrica, é fácil para mim promover os patinetes da Xiaomi.
As mudanças nos patinetes chegam para atender às demandas atuais e proporcionar uma experiência de deslocamento mais segura e eficiente para os usuários. Então, vamos conhecer quais são as principais novidades dos dois veículos.
Sobre o Xiaomi Electric Scooter 4 Pro (2ª Geração)
O Xiaomi Electric Scooter 4 Pro (2ª Geração) é ideal para usuários que enfrentam diversos tipos de terreno e condições climáticas.
Sua bateria de 468 Wh oferece uma autonomia impressionante de até 60 km, enquanto o motor de tração de 400 W, com pico de 1.000 W, permite enfrentar inclinações de até 22%.
Além da potência aprimorada, este modelo apresenta um sistema de iluminação renovado, proporcionando maior segurança durante os deslocamentos noturnos.
Sua capacidade de carga de até 120 kg e o sistema de dobragem rápida em apenas três segundos são duas características que estão presentes desde os primeiros modelos do veículo, e oferecem traços de identidade para os veículos elétricos da Xiaomi.
Sobre o Xiaomi Electric Scooter 4 Lite (2ª Geração)
Já o Xiaomi Electric Scooter 4 Lite (2ª Geração) é uma opção mais acessível, e é ideal para usuários em áreas urbanas com terrenos planos.
Com uma carga máxima de 100 kg e rodas de 10 polegadas, oferece conforto e praticidade para deslocamentos diários com trajetos mais curtos.
Apesar de sua autonomia de 25 km ser menor em comparação com o modelo Pro, o Xiaomi Electric Scooter 4 Lite (2ª Geração) é perfeito para quem vive em pequenas cidades ou os deslocamentos dentro do próprio bairro.
Seu motor de 390 W permite enfrentar inclinações de até 15%, enquanto o sistema de iluminação aprimorado herdado do modelo Pro reforça a segurança do usuário com a maior visibilidade durante a noite.
Quanto custam?
Os novos patinetes elétricos Xiaomi Electric Scooter 4 Pro (2ª Geração) e Xiaomi Electric Scooter 4 Lite (2ª Geração) são veículos recém apresentados na China, e não contam com preços anunciados.
O lançamento dos dois veículos para o mercado internacional ainda não foi anunciado, e também não há informações se a DL Eletrônicos vai entregar esses produtos para o mercado brasileiro.
Sei que o Brasil chegou a receber de forma oficial a primeira versão do patinete elétrico da Xiaomi, mas como esse produto não possui uma fabricação local, a sua viabilidade comercial se complica de forma considerável.
Uma das alternativas é procurar pelos importadores brasileiros que vendem o produto no chamado “mercado cinza”, mas os custos envolvidos para trazer o produto são elevados.
A outra alternativa é viajar para o Paraguai e comprar um veículo elétrico por lá, o que pode valer a pena… desde que você se responsabilize por toda a logística para trazer o produto para o Brasil, o que também não é uma tarefa fácil.