Como conectar um smartphone ao disco rígido externo | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Como conectar um smartphone ao disco rígido externo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como conectar um smartphone ao disco rígido externo

Como conectar um smartphone ao disco rígido externo

Compartilhe

Pode ser difícil encontrar um smartphone top de linha que possui suporte ao cartão de memória microSD. Mas conectar um disco rígido externo é algo relativamente fácil, desde que o dispositivo seja compatível com essa funcionalidade.

Neste post, vamos mostrar como é possível obter acesso ao armazenamento externo no smartphone com a ajuda do OTG, uma funcionalidade que está presente nos dispositivos móveis a algum tempo, mas que nem todos conhecem e não sabem como utilizar a seu favor.

 

 

 

OTG só existe mesmo no Android

O OTG (On The Go) está disponível nos smartphones Android. O iOS (iPhone ou iPad) possui um sistema de identificação de arquivos diferente. De qualquer forma, com esse recurso, basta conectar o disco rígido externo no telefone (através de sua porta USB-C) e acessar os arquivos através do aplicativo de gerenciamento, tal e como você faria no seu computador.

O processo de acesso ao dispositivo de armazenamento é muito simples, em um conceito Plug-and-Play que deixa tudo mais intuitivo e funcional. Basta identificar se o seu smartphone é compatível com o OTG, algo que pode ser feito nas especificações do telefone, ou através dos seus manuais.

 

 

 

Passos para conectar e desconectar o armazenamento externo

O dispositivo de armazenamento externo precisa ter um cabo micro USB ou USB-C para se conectar ao smartphone. Ou o telefone deve contar com um adaptador entre esses dois padrões com uma saída USB para conectar ao disco rígido externo. Uma das duas coisas deve acontecer.

Se o seu smartphone é compatível com esse padrão, e o disco rígido atende a todos os requisitos, basta conectar os dois dispositivos entre si através de um cabo compatível, abrir um programa de administrador de arquivos (pode ser o app padrão do dispositivo, ou uma das inúmeras opções dentro da Play Store), e pronto: pode começar a navegar entre as pastas e arquivos.

No caso dos usuários do iPhone, o cabo Lightning pode complicar um pouco as coisas. Por isso, para quem usa dispositivos com o iOS e o iPadOS, vale a pena procurar um acessório específico que atue como intermediário para ajudar o software a identificar o disco rígido externo.

 

 

 

Por que você quer fazer isso?

Por alguns motivos.

O principal deles é poder armazenar fotos e vídeos de grande volume em uma unidade de armazenamento externo para liberar espaço interno do smartphone. Principalmente para aqueles que não querem pagar para armazenar esses arquivos na nuvem.

Você pode armazenar fotos e vídeos do smartphone no computador e, depois disso, passar esses arquivos para o disco rígido externo? É claro que pode. Mas é sempre melhor eliminar um passo dentro de qualquer processo.

Outro motivo para utilizar unidades de armazenamento externo no smartphone é assistir vídeos de séries e filmes no telefone, sem precisar depender da internet via WiFi ou redes móveis para isso.

Por fim, esse recurso é muito útil para aqueles momentos onde precisamos apagar todos os dados do nosso smartphone no processo de restauração de fábrica (para, por exemplo, vender o dispositivo) e queremos fazer um backup de todos os nossos dados. É a garantia que não vamos perder nada de realmente importante.


Compartilhe
TargetHD.net