Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como atualizar o computador para o Windows 10 ou Windows 11 de graça em 2023

Como atualizar o computador para o Windows 10 ou Windows 11 de graça em 2023

Compartilhe

É bem provável que muitos usuários de computadores Windows passaram anos pagando por uma licença de um sistema operacional de forma totalmente desnecessária, principalmente aqueles que compraram um computador novo.

A Microsoft foi bastante flexível na hora de permitir a atualização de antigos equipamentos para o Windows 10 e Windows 11, tanto com uma enorme janela para troca do sistema operacional como para sua política de uso de licenças de versões antigas para realizar o procedimento de atualização.

Estamos em 2023, e ainda é possível utilizar a versão mais recente do Windows sem pagar por uma nova licença do sistema operacional. E a partir de agora, vamos mostrar como você pode fazer isso de forma bem simples.

 

Como atualizar de graça para o Windows 10

A promoção de atualização gratuita para o Windows 10 caiu em uma espécie de limbo por parte da Microsoft.

Inicialmente, só era possível atualizar de graça para o Windows 10 até julho de 2016. Porém, ainda é possível realizar a mudança de versão de forma direta e sem qualquer tipo de custo adicional na maioria dos casos apresentados.

Ou seja, para instalar o Windows 10 de graça no seu computador antigo, tudo o que você precisa é ter uma licença de ativação válida do Windows 7 ou do Windows 8.1.

É importante lembrar que, neste caso, a atualização para o Windows 10 será correspondente à versão do sistema operacional que você possui na versão antiga. Ou seja, um Windows 7 de 32 bits vai virar um Windows 10 de 32 bits, e um Windows 8.1 de 64 bits será convertida para o Windows 10 de 64 bits.

É sempre recomendado que você realize uma instalação limpa do Windows 10 no seu computador após a atualização. Por outro lado, você pode atualizar o equipamento através do assistente oferecido pela própria Microsoft, através do arquivo MediaCreationTool.exe.

Para os usuários que pretendem realizar uma instalação limpa do Windows 10, pode simplesmente formatar o computador, iniciar o procedimento de instalação e, quando o assistente solicitar o código de licença do produto, é só digitar o código correspondente à versão anterior do Windows, e o sistema vai reconhecer tudo normalmente.

Um último aviso: é bem provável que as licenças do tipo OEM, que são adquiridas em lojas online e são muito mais baratas do que aquelas vendidas pela Microsoft, não vão permitir a atualização para o Windows 10 ou Windows 11. Por outro lado, se você comprou um computador que já veio com Windows 7 pré-instalado de fábrica, ele será atualizado para as versões superiores sem maiores problemas.

 

Como atualizar de graça para o Windows 11

Aqui, o cenário é muito mais fácil e simples: todo mundo que possui um computador com o Windows 10 instalado neste momento pode atualizar para o Windows 11 de graça.

A regra da mesma edição previamente instalada permanece. Ou seja, se você tem o Windows 10 Home, vai atualizar para o Windows 11 Home. E como o Windows 11 não possui versão para 32 bits, basta realizar uma instalação limpa usando a licença da versão antiga, e a Microsoft vai converter essa licença para a versão de 64 bits.

Todo esse esforço por parte da Microsoft para expandir a participação de mercado do Windows 11 se materializa nessa flexibilização na atualização gratuita. Por outro lado, a própria gigante de Redmond deu um tiro no pé ao deixar os requisitos técnicos para a instalação do novo sistema operacional muito rígidas, a ponto de deixar computadores que hoje funcionam muito bem de fora do programa de atualização.

 

Como usar o Windows 10 ou Windows 11 de graça e sem licença prévia

Eu sei que você quer usar o novo Windows de graça, mas não tem uma licença de versões anteriores em casa. Neste caso, você tem duas alternativas;

  1. Usar as máquinas virtuais para desenvolvedores: esse é um recurso oferecido pela própria Microsoft, com o inconveniente que você só pode usar o sistema operacional em programas como o VirtualBox. Dessa forma, o software tem data de caducidade, o que impede o desenvolvimento de tarefas e atividades a médio e longo prazos.
  2. Recorrer ao programa Windows Insider, que pode ser ativado dentro da atual instalação do Windows. Dessa forma, você começa a receber atualizações do sistema operacional semanas antes da maioria dos usuários, ao mesmo tempo em que precisa conviver com as novidades e problemas que não foram corrigidos, o que pode comprometer as tarefas mais importantes que você desenvolve no computador.

De qualquer forma, é sempre melhor ter opções do que não ter opção alguma para usar um novo software ou sistema operacional.

E a decisão é sempre sua.


Compartilhe