Por que a programação de autómatos de CLP eficaz é essencial para o seu negócio?

Compartilhe

Os controladores lógicos programáveis ​​(CLP’s) são os componentes críticos dos sistemas de controle e automação industrial. A programação CLP é uma tarefa crucial executada por eletricistas industriais experientes durante a configuração de sistemas de controle automatizados para uma empresa.

 

O que são CLP’s?

Os controladores lógicos programáveis ​​(CLP’s) são computadores com microprocessador, mas sem teclado, mouse ou monitor. No geral, é uma máquina com uma composição básica construída para gerenciar e rastrear ambientes e operações industriais extremamente adversas. Este “computador” possui um design duradouro e exclusivo que pode suportar ambientes hostis, incluindo calor intenso, frio, poeira e umidade extrema.

 

 

 

Como funciona?

O CLP recebe informações dos dispositivos de entrada e sensores conectados, processa os dados recebidos e ativa as saídas apropriadas de acordo com seus parâmetros pré-programados. Com base nessas entradas e saídas, o CLP pode rastrear e registrar facilmente dados de tempo de execução, como temperaturas, eficiência do sistema, geração de alarme quando a máquina falha, partida automática, processos de parada e muito mais.

 

Os CLP’s têm outros recursos, dependendo do tamanho e natureza da indústria e da aplicação. A forma como cada CLP opera e se comunica com outros sistemas e processos depende de como o ‘computador’ está configurado.

 

 

 

O que é a Programação CLP?

A programação de autómatos CLP trata de projetar e implementar aplicações de controle com base nas necessidades do cliente. O software PLC consiste numa série de instruções na forma textual ou gráfica, refletindo a lógica a ser aplicada a determinados projetos e aplicações industriais em tempo real.

 

O software de programação CLP dedicado tem origem num hardware CLP de um fabricante específico que facilita a entrada e a criação de código de aplicativo do usuário que pode eventualmente ser baixado para o hardware de CLP.

 

Normalmente, o CLP executa dois programas separados: o sistema operativo e o programa do utilizador.

O sistema operativo organiza todas as tarefas, processos e sequências da CPU que não estão conectadas à missão de controle. Por exemplo: manipulação de reinicialização a quente e reinicialização a quente, atualização e saída de tabelas de imagem de processo de entradas e saídas, comunicação com dispositivos programáveis, entre outros.

 

O programa do utilizador é uma combinação das diferentes funções necessárias para processar uma tarefa automatizada. Isso deve ser realizado pelos usuários e deve ser baixado para a CPU do PLC. Algumas das tarefas do programa do utilizador incluem: iniciar todas as condições para iniciar a tarefa especificada, executar interrupções e lidar com erros.

 

 

 

Por que a programação de autômato de CLP eficaz é essencial para a sua empresa?

  • Paz de Espírito: A configuração correta dos CLP’s eliminará todas as inconsistências na fase de controle e monitorização industrial.
  • Escalabilidade: A programação adequada do autómato CLP aumenta as possibilidades de escalonamento das linhas de produção e equipamentos.
  • Integração de Outros Equipamentos de Automação: A programação de CLP bem-sucedida ajuda a garantir que os sistemas de automação futuros possam ser incorporados à sua configuração atual sem reprogramar todos os seus controles.
  • Eficiência: A programação correta dos CLP’s garante que sua empresa aproveite 100% do desempenho e da potência de suas máquinas.
  • Segurança: Com um ambiente cada vez mais online, as ameaças cibernéticas a negócios estão a aumentar. Ter os seus processos automatizados e gerenciados remotamente ajudará a melhorar a produtividade de suas operações, mas adiciona seu próprio conjunto de vulnerabilidades de segurança. Um especialista em automação industrial irá ajudá-lo a proteger os sistemas de controle de sua empresa.
  • Machine Learning: Para obter algumas dicas sobre o mecanismo e como a máquina opera, a programação ajuda a gerar e registrar o conhecimento.

 

 

 

Programação de autómato CLP eficaz para melhorar a eficiência da fabricação

A programação de autómatos de CLP’s ajuda a aumentar a produtividade em várias indústrias, minimizando a quantidade de energia usada pelas máquinas em funcionamento, monitorando processos, mantendo registros e ajudando a distribuir a força de trabalho disponível de maneira eficaz. CLP’s são usados ​​em vários ambientes comerciais e industriais:

  • Em edifícios comerciais, os CLPs são usados ​​para controlar os sistemas de controle de segurança e para a operação de elevadores e escadas rolantes.
  • A fabricação de vidro – O CLP é usado para gerir a relação de conteúdo e processar vidros planos.
  • Grandes impressoras – o CLP regula e controla a produção de páginas de livros ou jornais na impressão offset da web.

A produção de cimento é usada para gerir a moagem de bolas, carvão, forno e forno de eixo, garantindo a qualidade e a quantidade corretas. Também é essencial registrar e rastrear a precisão dos dados relativos às variáveis ​​do processo.


Compartilhe