Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como ativar o ditado de voz no WhatsApp

Como ativar o ditado de voz no WhatsApp

Compartilhe

Se você já se deparou com a tarefa tediosa de escrever longos textos no WhatsApp, sabe o quão cansativo isso pode ser.

Seja pela preguiça ao se deparar com a obrigação de escrever longos textos, seja pela praticidade que você precisa para as atividades diárias, encontrar uma solução que acelere o processo de redação da produção dos textos no WhatsApp é algo fundamental para algumas pessoas. E em determinadas situações, você não pode enviar um áudio para a pessoa, pois você nunca sabe se aquele contato pode ouvir a mensagem naquele momento.

Existe uma solução que vai te ajudar bastante: o ditado por voz. Se você não sabe como utilizá-lo, continue a ler este artigo, pois vamos mostrar o passo a passo para este procedimento.

 

Quando utilizar o ditado por voz no WhatsApp

Todos nós já estivemos em uma conversa no WhatsApp em que precisamos escrever muito, seja para descrever um acontecimento, falar sobre alguém que conhecemos ou compartilhar detalhes de um lugar que visitamos. É nesses momentos em que ocupamos toda a tela do aplicativo com uma ou mais mensagens que percebemos o quanto escrevemos.

E… vamos admitir: isso é extremamente tedioso e cansativo, já que o teclado do celular nunca foi projetado para textos extensos. Para isso, temos o teclado do computador.

Para tornar a escrita de textos no WhatsApp mais fácil, vamos te mostrar como ativar o ditado por voz, tanto em dispositivos Android quanto no iPhone. É importante ressaltar que essa não é uma função nativa do aplicativo de mensagens do Meta, mas sim uma funcionalidade fornecida pelo aplicativo de teclado que você utiliza em seu smartphone.

A maioria dos teclados de terceiros oferece esse recurso. Portanto, tudo dependerá do aplicativo de teclado instalado em seu dispositivo. Se você está em dúvida se tem ou não uma solução compatível, basta ativar o teclado do Google em dispositivos Android e o teclado da Apple no iPhone.

Mas se você está mais do que adaptado ao teclado que está utilizando e não quer trocar o software atual, procure pela função de ditado por voz, que geralmente é representada por um ícone de um microfone e está presente em cerca de 99% dos softwares dentro desse segmento.

Vale ressaltar que a forma como os sinais de pontuação é inserida no texto pode variar em cada teclado. Alguns exigem que você diga “ponto”, “vírgula”, “dois pontos”, etc., para que sejam inseridos na escrita. Outros aplicativos conseguem interpretar a entonação utilizada durante a fala, e dessa forma já sabem se estamos fazendo uma pergunta, exclamação ou qualquer outra forma de pontuação.

 

Como ativar o ditado por voz no WhatsApp em dispositivos Android

  1.     Abra o aplicativo do WhatsApp e toque para iniciar a digitação de um texto.
  2.     Assim que o teclado aparecer na tela, clique no ícone do microfone localizado na barra de opções acima dos números. Procure não confundir com o ícone do microfone do WhatsApp, que é utilizado apenas para notas de voz.
  3.     A barra de opções deve mudar e exibir a mensagem “Fale agora”.

Este é o momento em que você pode começar a ditar o texto que deseja escrever, lembrando sempre de expressar os sinais de pontuação nos locais adequados.

 

Como ativar o ditado por voz no WhatsApp no iPhone

  1.     Abra o aplicativo do WhatsApp.
  2.     Toque na área de digitação de texto para exibir o teclado.
  3.     Em seguida, toque no ícone do microfone localizado na parte inferior direita da tela.
  4.     Assim que o fizer, você poderá começar a ditar tudo o que deseja que seja escrito na mensagem.

Vale ressaltar que o teclado da Apple é capaz de interpretar a entonação das frases, o que significa que ele será capaz de inserir automaticamente os sinais de pontuação necessários.

 

Aplicativos de terceiros para ditado por voz

Além dos teclados do Google e da Apple, existem outros aplicativos de terceiros que podem ser úteis para ditado por voz e escrita automática no WhatsApp.

Alguns deles são:

  •     Typewise: Disponível para Android e iOS, é um teclado QWERTY com várias opções de personalização. Possui sistema de correção ortográfica, suporte a vários idiomas e funcionalidade de ditado por voz.
  •     Grammarly: Também disponível para iOS e Android, utiliza inteligência artificial para corrigir erros gramaticais, ortográficos e de estilo. Permite ajustes de acordo com as preferências do usuário, possui suporte a diferentes idiomas, dicionário pessoal e funcionalidade de ditado por voz.

Agora que você aprendeu como utilizar o ditado por voz no WhatsApp e conheceu algumas alternativas para tornar a escrita mais fácil, aproveite essa funcionalidade para agilizar suas conversas e compartilhar textos longos de forma mais prática. Experimente e descubra como essa ferramenta pode ser útil no seu dia a dia.


Compartilhe