Como alocar mais RAM para melhorar o desempenho de um aplicativo no Windows 10 | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como alocar mais RAM para melhorar o desempenho de um aplicativo no Windows 10

Como alocar mais RAM para melhorar o desempenho de um aplicativo no Windows 10

Compartilhe

Sempre queremos mais performance em nosso computador desktop ou notebook. Afinal de contas, você tem uma tarefa específica para realizar no equipamento, e qualquer recurso de hardware disponível pode ser fundamental para realizar tal tarefa.

O problema é que nem todo mundo está nadando em dinheiro para comprar mais RAM, uma SSD rápida ou um processador de última geração. Na verdade, a grande maioria não tem grana para melhorar o computador que, por sua vez, precisa funcionar bem por anos.

Mas existem alguns truques que podem ser adotados para melhorar um pouco o cenário geral do desempenho do computador. E um desses truques passa por orientar o Windows 10 para que ele dedique maior RAM para um determinado aplicativo, para que ele funcione melhor.

 

 

 

Windows 10 pode ser ainda melhor no desempenho

 

A Microsoft fez um excelente trabalho com o Windows 10. É um sistema operacional incrivelmente otimizado, e pode funcionar bem até em equipamentos que não são tão potentes assim.

Me arrisco a dizer que o Windows 10 é a melhor versão do Windows que a Microsoft fez em sua história, e não apenas porque ele funciona bem em computadores onde o Windows 8 não funcionava de jeito nenhum.

A forma em como a Microsoft otimizou as bases do sistema para entregar um resultado final fluído e bem funcional é digna de aplausos.

Porém, o Windows 10 não faz milagre. Ele pode funcionar bem em computadores mais modestos, mas ainda assim ele precisa gerenciar recursos para tarefas específicas quando o hardware não pode ajudar muito. E nesse sentido, a Microsoft também fez um ótimo trabalho para facilitar a vida dos usuários que não podem pagar por um upgrade de hardware ou troca de um computador neste momento.

 

 

 

Como ajustar a RAM do Windows 10 através do Administrador de Tarefas

 

O Windows 10 faz um bom trabalho ao decidir quanta RAM cada programa precisa. Dessa forma, o usuário tem uma ferramenta onde pode visualizar quais são os programas que mais estão consumindo os recursos de hardware em tempo real.

Por outro lado, você pode substituir esse processo e configurar a RAM desejada para cada aplicativo, o que é algo muito bem vindo para situações pontuais, quando queremos que um determinado aplicativo entregue um melhor desempenho.

 

  1. Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc e, quando o Gerenciador de Tarefas abrir, selecione Mais detalhes.
  2. Agora você verá uma caixa maior do Gerenciador de Tarefas.
  3. Localize a guia Detalhes e clique com o botão direito do mouse no aplicativo ou programa no qual deseja alterar as configurações de RAM.
  4. Procure a opção Definir prioridade e selecione a quantidade de RAM desejada.
  5. Nesse caso, você teria que escolher Acima do normal ou Alta e clicar em Alterar prioridade.

 

 

 

Alterar a alocação de RAM por meio das propriedades do aplicativo

 

Este método é um pouco mais complexo, pois requer algum conhecimento técnico. De modo que não é recomendado para qualquer usuário, mas sim para quem tem alguma intimidade com as configurações avançadas do Windows 10.

Em compensação, este método entrega ajustes mais detalhados que podem entregar resultados mais eficientes. Por exemplo, saber quanta RAM você pode alocar para o Photoshop ou Google Chrome, sem prejudicar o desempenho do sistema operacional ou a execução dos demais aplicativos que você tem instalado no computador.

Localize na área de trabalho o atalho para o aplicativo para o qual deseja alterar a alocação de RAM.

Clique com o botão direito e selecione Propriedades.

Agora vá para a guia Acesso direto e no final da caixa que marcamos na captura de tela a seguir, copie e cole este texto como está: –disk-cache-size = 1073741824

Com isso, você está atribuindo 1 GB de RAM para aquele aplicativo. Porém, tal e como informamos um pouco antes, você pode atribuir a quantidade de memória que você quiser.

Clique em OK e feche tudo para confirmar as mudanças.


Compartilhe