Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Games | O que vai acontecer se você usar um SSD lento no PS5?

O que vai acontecer se você usar um SSD lento no PS5?

Compartilhe

O PlayStation 5 possui uma importante vantagem em relação ao Xbox Series X | S, que é a utilização de um SSD NVMe para expansão da sua capacidade de armazenamento.

Tudo bem, você vai ter que pagar caro por um armazenamento neste formato. Porém, sempre será mais barato que o formato proprietário adotado pela Microsoft, em uma relação custo-benefício mais competitiva.

Por outro lado, você não pode instalar um SSD NVMe qualquer no seu PS5. O recomendado é que esse seja um armazenamento de alto desempenho, para assim não comprometer a experiência de uso com o videogame da Sony.

Caso contrário…

 

 

 

O que acontece se eu instalar uma SSD lenta no meu PS5?

 

 

É importante lembrar que um SSD lento não vai resultar em problemas de incompatibilidade com o PS5. Nada impede que você instale um SSD PCIe Gen4 de 3 GB/s no console. Por outro lado, por menor que seja, essa escolha vai entregar uma diferença no desempenho.

Alguns testes realizados com diferentes tipos de SSD entregaram resultados muito positivos, com tempos de recarga que são praticamente os mesmos que aqueles alcançados pelo PS5 quando se utiliza uma unidade de armazenamento com velocidade de 5.5 GB/s.

Nada mal para um console de videogames de alta performance, certo? Isso significa que é possível economizar algum dinheiro na hora de comprar um dispositivo de armazenamento adicional com um preço um pouco mais competitivo, mesmo que o seu desempenho seja um pouco menor?

Parece que não é bem assim….

 

 

 

Usar um SSD lento no seu PS5 é um problema?

 

 

Para variar, assim como acontece com boa parte das respostas que a humanidade busca obter para algumas das questões mais conflitantes de nossas vidas, a melhor resposta que podemos dar neste momento é: depende.

Aqui, tudo depende do seu nível de exigência com o console da Sony. Em termos práticos, a diferença de desempenho entre um SSD lento e um rápido não é tão grande quanto poderia se esperar.

Em números, os tempos de carga de jogos em um SSD mais lento são de aproximadamente 15% maiores que as unidades de alta velocidade. Mas isso só poderá ser notado se estamos acostumados a utilizar o videogame com maior frequência, ou nas tarefas que exigem um pouco mais de desempenho e performance do console.

Por outro lado, o recomendado aqui é o uso de uma unidade de SSD de qualidade e alto desempenho, já que os seus jogos vão depender disso. A tendência é que, com o passar dos anos, teremos jogos cada vez mais exigentes no hardware e, por isso, o seu videogame precisa estar preparado para essa demanda maior.

Todo o conjunto técnico do PS5 está preparado para funcionar de forma adequada com o SSD externo, e o sue melhor desempenho vai depender diretamente de um hardware que conte com o requisito mínimo de 5.5 GB/s na velocidade de leitura sequencial, e um SSD que alcance essa velocidade não vai custar nada barato.

No Brasil, há quem diga que o valor pode ultrapassar a casa nominal dos R$ 1.000. Agora, some a variação maluca do dólar, e os gamers do PS5 terão uma conta meio salgada a pagar no futuro.

Principalmente no caso dos jogadores brasileiros.

 

 

Via Insomniac


Compartilhe