TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Bluesky não precisa mais de convite. A maior ameaça ao X (Twitter) está disponível para todos | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Internet | Bluesky não precisa mais de convite. A maior ameaça ao X (Twitter) está disponível para todos

Bluesky não precisa mais de convite. A maior ameaça ao X (Twitter) está disponível para todos

Compartilhe

Todo mundo que usa o Twitter (agora X) neste exato momento sabe muito bem que a gestão de Elon Musk transformou a plataforma em uma verdadeira bagunça. O pretexto de “ampla liberdade de expressão” transformou a rede social no antro de discursos extremos e fake news.

O resultado disso foi a perda de anunciantes e aumento de bots. O X ainda é reconhecido como uma fonte de notícias e informação, mas existe um evidente desgaste que tenta ser aproveitado por outras plataformas.

E outra candidata a tomar o trono do X acabou de liberar o seu acesso para todos, dispensando a obrigação de convite. A Bluesky agora recebe o cadastro de qualquer internauta, se apresentando como mais uma alternativa de rede social instantânea.

 

A complicada missão de ser o “novo Twitter”

Serviços como Bluesky, Threads e Mastodon buscam capitalizar em cima das dificuldades do finado Twitter. No entanto, até o momento, nenhum deles conseguiu explorar totalmente essa oportunidade.

E os motivos que impedem a ascensão dessas alternativas ao X são os mais diversos e, de forma curiosa, nenhum evento diretamente relacionado com a rede social de Elon Musk explica a estagnação dessas plataformas.

O Threads enfrenta problemas diretamente vinculados à Instagram-Meta, políticas de conteúdo sensível e inacessibilidade na União Europeia. O serviço conta hoje com mais de 100 milhões de usuários, mas não é uma plataforma relevante o suficiente para ameaçar o X em sua importância ou visibilidade.

Já o Mastodon é prejudicado por sua complexidade. Quem tentou utilizar a plataforma desistiu porque ela não entrega a simplicidade que o X oferecia, e os usuários mais leigos se afastaram do serviço.

E a Bluesky, apesar da notoriedade limitada pela mecânica de convites no período inicial, chama a atenção porque o seu principal responsável é ninguém menos que Jack Dorsey, ex-CEO do Twitter.

Esse pequeno e relevante detalhe é o que acende uma faísca de esperanças de que a Bluesky seja, de forma efetiva, a maior ameaça à dominância do X. Por isso, vale a pena ficar de olho nas principais propriedades da plataforma, já que qualquer pessoa pode usar o serviço a partir de agora.

 

Os diferenciais da Bluesky

Para começar, o simples fato de Jack Dorsey eliminar a obrigatoriedade de convite para realizar o cadastro na rede social já é um grande passo para alcançar essa tão aspirada popularidade.

A plataforma surge como uma alternativa potencial para os usuários que buscam uma transição gradual e orgânica a partir do X (Twitter), embora ainda não represente uma ameaça iminente à rede social de Elon Musk.

O grande segredo da Bluesky é devolver para os usuários parte da essência do finado Twitter, com a promessa de um ambiente mais integrado e empático, entregando um maior controle sobre como as discussões e interações acontecem dentro da rede social.

A possibilidade de transferência de usuários do Twitter para Bluesky é considerável, dada a reputação e a familiaridade com o fundador. Por outro lado, Elon Musk está conseguindo “se atrapalhar” ao deixar que o X se torne uma terra virtual sem lei ou regras.

Portanto, para aqueles que querem pelo menos testar a Bluesky e conferir se ela pode ser a sua nova rede social preferida, basta acessar a página oficial da plataforma e realizar o cadastro.


Compartilhe