Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Notícias | WhatsApp começa a receber e enviar mensagens de outros aplicativos a partir de março

WhatsApp começa a receber e enviar mensagens de outros aplicativos a partir de março

Compartilhe

A partir de março de 2024, o WhatsApp vai passar pela maior mudança de sua história, pois vai permitir a interoperabilidade com outras plataformas de mensagens. Ou seja, você poderá enviar e receber mensagens de outros apps de comunicação instantânea.

Dick Brouwer, diretor de engenharia do WhatsApp, confirmou a novidade em uma entrevista à Wired. Ele destacou a tensão entre fornecer interoperabilidade a terceiros e garantir a privacidade, segurança e integridade do WhatsApp.

Não é uma das tarefas mais simples que o WhatsApp vai realizar, e a plataforma não está fazendo isso por vontade própria. Neste artigo, vamos explicar melhor o que está acontecendo, com detalhes sobre essa integração e por que isso vai acontecer agora.

 

União Europeia, mais uma vez

A problemática entre interoperabilidade e segurança é um problema a ser resolvido e compartilhado com outras plataformas, como Apple com iMessage, que também adotará o padrão RCS e se expandirá para o Android.

A mudança coincide com a entrada em vigor da nova Lei de Mercados Digitais (DMA) na União Europeia, algo que também vai acontecer em março.

Esta legislação exige que os “guardiões de acesso,” incluindo Meta e WhatsApp, adotem medidas específicas para evitar penalidades legais. E uma dessas mudanças é a interoperabilidade com outros aplicativos de caráter similar.

Essa será a primeira vez que o WhatsApp permitirá a comunicação com usuários de outras plataformas concorrentes. Antes, os usuários do serviço trocavam informações com quem utilizava o Instagram e o Messenger, mas nada além disso.

Essa integração do WhatsApp com outras plataformas vai acontecer nos mesmos moldes de segurança que estão estabelecidos hoje com o app de mensagens, utilizando a codificação de ponta a ponta.

 

Com quais apps o WhatsApp vai conversar?

Ainda não foram anunciadas de forma oficial quais são os aplicativos que serão compatíveis com o WhatsApp em um futuro próximo, mas o que se imagina é que ele passe a conversar com os apps que vão adotar o padrão RCS.

Neste caso, os apps são: iMessage, Facebook Messenger, Signal, Skype, Google Messages e Telegram. Em teoria, todos esses aplicativos passariam a receber e enviar mensagens sem qualquer tipo de travas ou restrições.

Brouwer detalha que a solução será construída a partir da atual arquitetura cliente-servidor do WhatsApp, possibilitando que clientes de terceiros se conectem diretamente à infraestrutura da plataforma.

Meta e WhatsApp tiveram seis meses para trabalhar nessa função desde que foram designados como “guardiões de acesso” pelos reguladores europeus em setembro passado.

Inicialmente, a interoperabilidade abrangerá mensagens, imagens, mensagens de voz, vídeos e arquivos, com planos futuros de incluir chamadas e chats em grupo, o que engloba as principais funções dos comunicadores instantâneos atuais.

A opção de se conectar a outros aplicativos ficará a critério do usuário, que poderá ativar ou não o recurso. Uma seção específica chamada “Chats de terceiros” na bandeja de entrada permitirá receber mensagens de fora do WhatsApp.


Compartilhe