TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Blindando o smartphone contra ameaças virtuais | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Blindando o smartphone contra ameaças virtuais

Blindando o smartphone contra ameaças virtuais

Compartilhe

Evitar que o seu smarpthone fique exposto a possíveis vulnerabilidades é algo bem difícil, pois as ameaças são constantes e não param de aparecer. É claro que boa parte da nossa segurança com o telefone depende do nosso bom senso, mas é muito difícil se manter alerta o tempo todo.

Neste post, vamos apresentar formas para comprovar a segurança e confiabilidade do nosso smartphone e, dessa forma, tentar evitar o pior. Se você aplicar mais de uma das dicas disponíveis neste post, pode diminuir as chances de ser vítima de um ataque hacker.

Vale a pena perder algum tempo lendo este post.

 

 

 

Revise os aplicativos instalados

Verifique sempre se você não tem algum aplicativo suspeito ou desconhecido instalado no smartphone. Suspeite também de apps que estão consumindo uma quantidade enorme de recursos.

Para isso, vá em Ajustes > Aplicativos e Notificações > Ver todos os Aplicativos e revise a sua lista de softwares instalados. Também vale a pena visitar o item Bateria > Detalhes de uso para conferir o consumo de recursos desse app.

Se encontrar um comportamento anormal, desinstale o aplicativo em questão. O quanto antes.

 

 

 

Cuidado com as permissões

Se um aplicativo está pedindo permissões de aspectos do smartphone que você considera que não são essenciais para aquele software funcionar, simplesmente não instale o aplicativo.

Isso pode ser detectado com relativa facilidade durante o processo de instalação do app. Se o software em questão já está instalado no seu smartphone, revise as suas permissões em Ajustes > Aplicativos e Notificações > Avançado > Gestor de Permissões.

 

 

 

Verifique a segurança das senhas

Aqui, o próprio Google pode ajudar a verificar se as senhas salvas em sua conta são seguras. Vá em Ajustes > Gerenciar a sua Conta Google > Segurança, e use o Gestor de Senhas. O sistema vai verificar se alguma senha cadastrada ou salva está vulnerável.

 

 

 

Ative o Google Play Protect

Essa ferramenta ajuda a proteger os aplicativos instalados ou disponíveis na Play Store, detectando potenciais ameaças. Suas principais funções são:

  • Verificar os aplicativos disponíveis.
  • Proteger a navegação via internet.
  • Controlar os dados e as permissões exigidas pelos aplicativos instalados.

Se você tem um smartphone Android, muito provavelmente tem o Google Play Protect instalado e ativo. Mas se ainda assim você quer verificar sua disponibilidade no seu telefone, vá em Ajustes > Segurança. Pode ser que o seu dispositivo não seja certificado pelo Google e, neste caso, o recurso não está disponível.

 

 

 

Utilize a verificação em dois passos

Este é um grande aliado para proteger a sua conta ou o acesso ao dispositivo. Para ativar o recurso de autenticação em dois passos, vá em Ajustes > Google > Gerenciar a Sua Conta > Segurança > Verificação em Dois Passos, e siga as instruções, digitando a sua senha e estabelecendo o segundo modo de autenticação de conta.

 

 

 

Conclusão

Como você pode ver, as dicas deste post não envolvem passos tão absurdos assim, e vale muito a pena perder algum tempo realizando esses ajustes de configurações do que passar pelo desprazer de ter o smartphone hackeado ou invadido.

Lembre-se: sempre é melhor prevenir do que remediar.


Compartilhe