TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Atualizar para o Android 13: sim ou não? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Atualizar para o Android 13: sim ou não?

Atualizar para o Android 13: sim ou não?

Compartilhe

Mais uma vez, estamos diante de um dilema que povoa a mente de alguns usuários de tempos em tempos: “devo ou não atualizar o meu smartphone para a mais recente versão do sistema operacional?”.

O protagonista da vez (ou o alvo da dúvida do momento) é ninguém menos que o Android 13, a mais recente versão do sistema operacional do Google, que está disponível a algum tempo no mercado. Porém, sua versão final ainda não está devidamente lapidada, o que pode fazer com que alguns dispositivos apresentem um comportamento atípico e com algumas falhas.

Neste artigo, vamos apresentar os dois lados da questão, entregando os aspectos positivos e negativos em atualizar o seu smartphone para o Android 13 neste momento.

 

Quais dispositivos podem atualizar para o Android 13?

No momento em que este post foi produzido (novembro de 2022), poucos smartphones eram compatíveis com o Android 13. E isso é reponsabilidade tanto do Google como dos fabricantes dos telefones, que promovem a fragmentação de software de forma quase intencional e até irresponsável em alguns casos.

De qualquer forma, o Android 13 está disponível para os telefones da família Pixel do Google, para os modelos da linha Galaxy S22 da Samsung, para os dispositivos Sony Xperia de última geração e para o OnePlus 10 Pro, entre outros. Ou seja, é bem provável que o seu telefone ainda não seja compatível com a nova versão do sistema operacional, de modo que ainda tem um tempo para pensar antes de decidir sobre o que vai fazer com o seu dispositivo.

Para aqueles poucos felizardos que contam com um telefone que já pode receber o Android 13, o melhor conselho que podemos dar diante da indecisão é consultar o que outras pessoas que já instalaram a nova versão estão falando nas redes sociais sobre a experiência de uso com o novo software.

Esse é o melhor parâmetro para determinar se o momento é o mais adequado para instalar uma atualização de software no seu smartphone. Nada melhor do que ver os early adopters fazendo o trabalho sujo em seu lugar.

 

A opinião dos usuários do Android 13 (neste momento)

Basta consultar alguns dos fóruns do Reddit que estão comentando sobre a experiência de uso com o Android 13 para obter um cenário geral sobre como o sistema operacional está se comportando nos dispositivos. Porém, como estamos falando de um universo de smartphones consideravelmente variado, as opiniões sobre a nova versão do Android também são muito diferentes.

Alguns usuários afirmam que o Android 13 entregou também uma tonelada de falhas e problemas ao smartphone, com destaque para o congelamento de aplicativos, telas de bloqueio que não podem ser desligadas e o modo Always-On Display que não mostra o relógio.

Mas o problema mais sério que é relatado pelos usuários do Google Pixel 6 (e o que me afastaria dessa versão neste momento, na minha perspectiva, obviamente) é que o consumo de bateria enquanto o telefone está inativo aumentou de forma agressiva, com o ícone da bateria na área de notificação ficando em vermelho com uma frequência muito maior do que antes.

Por outro lado, muitos usuários afirmam que esse consumo de bateria no dispositivo também era relativamente exagerado no Android 12, o que poderia indicar que esse problema já estava presente no dispositivo, e que não deve ser culpa do software, mas sim do hardware. Ou talvez o Google não tenha aprendido a otimizar o Android neste modelo de telefone em específico.

Alguns fóruns do Reddit específicos para o Google Pixel 6 levantam questionamento sobre a validade da decisão em atualizar o dispositivo para o Android 13 neste momento, pois as falhas detectadas neste software são constantes. O questionamento tem como principal objetivo fazer com que aqueles usuários mais empolgados pensem algumas vezes antes de iniciar o processo de atualização.

E sempre tem aquele usuário que é mais sortudo (ou só usa o smartphone para consultar as notificações de e-mail e redes sociais) que não detectou problema algum no dispositivo após a atualização para o Android 13. Ou melhor, o único problema mias grave seria mesmo o exagerado consumo de bateria quando o telefone está em standby, o que (de novo) seria algo teoricamente normal, considerando que o Pixel 6 já tinha esse comportamento com o Android 12.

E, dessa forma, encontramos alguns poucos usuários elogiando o Android 13, afirmando que ele é muito melhor que a versão anterior.

 

Atualizar? Ou esperar mais um pouco?

Diante das informações que foram apresentadas pelos usuários que decidiram atualizar os seus dispositivos para o Android 13, o mais provável é que você ainda esteja refletindo sobre qual decisão deve tomar: se vale a pena correr o risco e atualizar para a nova versão, ou se é melhor esperar mais um pouco para não mexer no time que está ganhando bem o jogo neste momento.

Talvez fica mais fácil para você tomar uma decisão se todos os inconvenientes detectados pelos usuários que já estão utilizando o Android 13 sejam apresentados em uma lista resumida, pois dessa forma você fica sabendo todos os pontos que vão influenciar na decisão que você vai tomar.

E os principais inconvenientes detectados pelos usuários do Android 13 são:

  • O exagerado consumo de bateria (inclusive em modo standby)
  • O Google Assistente basicamente funcionando quando ele quer
  • O leitor de digitais não respondendo como deveria

Estes são os erros mais comuns, ou com o maior número de reclamações publicadas nos fóruns de usuários de smartphones Android que já contam com a nova versão do sistema operacional para smartphones mais popular do planeta.

Ou seja, existem vários outros tipos de problemas, com diferentes níveis de impacto na experiência de uso e no comportamento do dispositivo que muitos estão descobrindo de forma totalmente aleatória e comentando nos fóruns especializados. Eu só coloquei neste artigo aqueles problemas que são os mais comuns.

Por outro lado, muitos usuários afirmam com convicção que nunca perceberam nenhum tipo de problema nos seus dispositivos depois que o update foi instalado, algo que também é perfeitamente possível, pois existem inúmeras variáveis sobre o comportamento do usuário com o dispositivo (tipos de apps instalados, rotina de uso, especificações técnicas etc.), e tudo isso pode resultar em um telefone perfeito para algumas pessoas ou um dispositivo problemático para outras.

No final das contas, você não precisa ter medo na hora de atualizar o seu smartphone para o Android 13, uma vez que as falhas detectadas são em casos muito específicos. De um mod geral, a comunidade de usuários está satisfeita com a nova versão do sistema operacional e com as melhorias que o software oferece. Por isso, entendo que é válido que você corra o risco e aplique a atualização no seu telefone…

…desde que você esteja consciente sobre os problemas que eventualmente você pode vir a enfrentar com o telefone após a conclusão da atualização.

Boa sorte!


Compartilhe