TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Como instalar o Android 13 hoje mesmo | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Como instalar o Android 13 hoje mesmo

Como instalar o Android 13 hoje mesmo

Compartilhe

Se você chegou até este post, é porque está com muita pressa em instalar o Android 13 no seu smartphone. E isso é algo perfeitamente compreensível.

Para os usuários que ficaram tempo demais no Android 11, está aberta a porta para um mundo novo cheio de novidades e melhorias de software. E aqueles (poucos) que ficaram alguns meses no Android 12 podem receber um sistema operacional novo para chamar de seu.

Neste post, vamos mostrar todas as maneiras disponíveis para atualizar um smartphone para o novo Android 13, que chegou em versão final.

Mas… antes… quero fazer uma pergunta…

 

 

 

O seu smartphone é compatível com o Android 13?

Aqui está a grande pegadinha para a maioria dos usuários Android neste momento.

Tal e como aconteceu com praticamente todos os lançamentos de uma nova versão do sistema operacional móvel do Google, o Android 13 é compatível majoritariamente com os dispositivos da família Pixel.

Ou seja, a grande maioria dos dispositivos disponíveis no mercado não poderão ser atualizados para o Android 13 neste primeiro momento. Praticamente todo mundo vai ter que esperar pela boa vontade do fabricante do seu dispositivo para receber a nova versão do sistema operacional móvel do Google.

Nos próximos meses, o Android 13 será compatível com smartphones de outros fabricantes (Samsung, Xiaomi, OPPO, OnePlus, Realme, Vivo etc).

Mas por enquanto não há qualquer tipo de previsão para que o novo software desembarque nos dispositivos compatíveis (com o passar do tempo, as marcas vão revelar quais são os telefones que vão aceitar o novo software).

Dito tudo isso, o Android 13 é compatível neste primeiro momento (em agosto de 2022) com os dispositivos abaixo:

  • Pixel 4
  • Google Pixel 4XL
  • Google Pixel 4a
  • Pixel 5
  • Google Pixel 5a
  • Pixel 6
  • Google Pixel 6Pro
  • Google Pixel 6a

Agora que sabemos quais são os telefones que podem receber o Android 13 neste primeiro momento, chegou a hora de conhecer os métodos para instalar o sistema operacional nos dispositivos.

 

 

 

Via OTA

Este é o método mais simples para realizar a instalação do Android 13 em um telefone compatível.

O método OTA (Over The Air) entrega a atualização do sistema operacional automaticamente no dispositivo, dispensando o download manual e automatizando o download do instalador. Aqui, o usuário só precisa aceitar ou iniciar o processo de instalação do software no dispositivo.

Para isso, basta ir em Configurações > Sistema > Atualização do Sistema, e o download do Android 13 muito provavelmente estará disponível no dispositivo. Então, é só iniciar o processo, e o software do telefone vai fazer tudo sozinho.

É importante lembrar que a disponibilidade do download do Android 13 é gradual, ou seja, ela pode demorar um pouco para aparecer no seu dispositivo. Vale a pena neste caso ter uma dose de paciência para receber o novo software.

 

 

 

Através do download da ROM

A segunda alternativa para instalar o Android 13 no telefone é realizando o download manual da ROM de instalação. Este é um procedimento voltado para os usuários mais experientes, e recomendado para quem está com muita pressa em instalar o novo sistema operacional no smartphone.

Aqui, a imagem do sistema será completamente atualizada no dispositivo, e se o procedimento não for realizado de forma correta, você corre o risco de terminar com um peso de papel chique nas mãos. Logo, realize os passos a seguir com atenção, mas saiba que você está fazendo isso por sua conta e risco.

Faça o seguinte:

  1. De um computador, baixe a imagem do sistema de acordo com seu dispositivo. Você pode encontrá-lo no site do Google.
  2. Descompacte o arquivo que você baixou.
  3. Conecte o celular ao computador via cabo.
  4. No celular, certifique-se de ter as opções de desenvolvedor ativas e ative o desbloqueio OEM e a depuração USB.
  5. Ligue o celular no modo de inicialização rápida.
  6. Desbloqueie, se necessário, o carregador de inicialização móvel.
  7. Abra um prompt de comando e localize o diretório onde você descompactou o arquivo de imagem do sistema baixado.
  8. Execute o script flash-all.

O script vai instalar o bootloader e os firmwares necessários para o funcionamento correto do sistema operacional no smartphone. Se tudo der certo, o telefone vai reiniciar, e é aqui que você deve bloquear o bootloader, iniciando o telefone no modo de inicialização rápida e executando o comando flasboot flashing lock (nos telefones mais antigos, o termo é o fastboot oem lock).

Se todos os passos foram feitos corretamente, o seu dispositivo será finalmente reiniciado e, ao concluir o processo, ele executará o Android 13 sem maiores problemas.


Compartilhe