TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia
Até 40 minutos para inicializar o Windows 11? Como assim? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Até 40 minutos para inicializar o Windows 11? Como assim?

Até 40 minutos para inicializar o Windows 11? Como assim?

Compartilhe

Como se você já não tivesse problemas demais com o Windows 11 do jeito que ele está…

Se você estava reclamando do desempenho da inicialização do Windows 11 em seu computador, levante as mãos para o céu e agradeça se acaso tiver um sistema operacional que demora POUCO para começar a funcionar. Tem gente que está em uma situação muito pior que a sua.

Alguns usuários do sistema operacional da Microsoft estão afirmando em fóruns na internet e sites especializados que o Windows 11 está demorando até 40 minutos para inicializar no equipamento. Um tempo simplesmente absurdo para um sistema operacional que pode ligar em segundos, dependendo do tipo de RAM e SSD que você tem instalado no equipamento.

Afinal de contas… o que está acontecendo?

 

 

 

O seu trabalho não consome tanto tempo assim, certo?

Quando revisamos as melhorias da atualização KB5012643 que a Microsoft liberou para o Windows 11, começamos a entender melhor o que aconteceu.

Entre outras coisas, foi possível encontrar uma referência que deixa os mais céticos muito surpresos:

“Corrige um problema em que em determinados computadores de pontos de venda experimentam atrasos ocasionais na inicialização do sistema operacional de até 40 minutos.”

Confesso que não é uma falha que chegou até os meus computadores com Windows 11 que tenho aqui no escritório, mas não duvido que ele estivesse acontecendo. Ao que tudo indica, determinadas combinações de hardware e software muito específicas estão causando problemas com o sistema operacional da Microsoft, causando consequências inesperadas e inicializações terrivelmente lentas, tanto na inicialização como na reinicialização.

Confesso que esse é o tipo de problema que a maioria de nós, usuários atuais do Windows, imaginamos que ficaria para trás, principalmente agora que o HD mecânico foi praticamente aposentado, e o SSD se tornou (finalmente) o padrão de armazenamento para a grande maioria dos computadores.

Hoje, mesmo que você não use um sistema Optane da Intel (que melhorava ainda mais o desempenho de computadores, incluindo aqueles com HD mecânico), qualquer computador pode iniciar com um tempo relativamente baixo, incluindo os modelos de entrada.

Sem falar que o Windows 11 é extremamente eficiente, apesar de todos os seus problemas. O Samsung Galaxy Book S, notebook que tem um processador “de smartphone”, entregou um desempenho melhor, com maior autonomia de bateria e muita funcionalidade para quem precisa de mobilidade.

Ou seja, é difícil entender o que aconteceu aqui. É um dos mistérios da Microsoft.

Vai entender.

 

 

 

O problema afetou a muitos usuários?

Ao que tudo indica, não. Mas algumas pessoas foram afetadas pela falha.

De qualquer forma, aqueles que conviveram com essa anormalidade tiveram que lidar com isso durante pouco tempo. Tal e como você já leu neste post, a Microsoft já detectou o problema e enviou a correção em uma de suas mais recentes atualizações, de modo que qualquer usuário que se deparar com isso já tem como contornar a falha.

Até porque o tempo em que você preparava um café preto com ovos mexidos e torradas enquanto inicializava o computador ficaram no passado (felizmente). E ninguém quer voltar ao passado na usabilidade em tecnologia.

Exceto é claro quando queremos colecionar smartphones antigos, algo que eu ainda vou fazer.


Compartilhe