A primeira versão beta pública da One UI 6, sua mais recente personalização do Android 14, foi liberada pela Samsung.
Enquanto outros fabricantes de dispositivos móveis optam por trilhar caminhos mais sutis na criação de suas interfaces, como a Motorola com sua abordagem mais “pura”, a Samsung adota uma posição intermediária, oferecendo uma experiência que mantém o acesso aos serviços do Google, mas com uma pitada de identidade própria.
A One UI é uma interface que evoluiu muito nos últimos anos, melhorando a experiência de uso dos smartphones da Samsung. Por isso, vale a pena conferir uma prévia do que está por vir na One UI 6.
One UI 6, com Android 14
À medida que a versão final do Android 14 se aproxima, os fabricantes correm para ajustar suas interfaces personalizadas. A One UI 6, fruto desse esforço, concentra-se em três pilares fundamentais: usabilidade, otimização de aplicativos e designs funcionais, e personalização expandida.
Em um cenário onde a concorrência é feroz, a Samsung busca consolidar sua posição como líder global no mercado de dispositivos móveis por meio de investimentos substanciais em software. A personalização do Android é um sinal de identidade de cada fabricante, e a One UI fez dos telefones da empresa sul-coreana dispositivos cobiçados pela boa experiência de uso.
As mudanças oferecidas pela One UI 6 são perceptíveis. Uma revolução na maneira como as notificações são apresentadas e o painel de configurações rápidas é exibido.
Encontramos também uma nova fonte padrão, uma nova coleção de emojis e um widget de câmera altamente personalizável. O toque final é a possibilidade de definir diferentes telas de bloqueio com base nas atividades e na rotina atual do usuário, trazendo um nível totalmente novo de praticidade ao usuário.
Mas a One UI 6 não se contenta apenas com melhorias cosméticas. Ela traz consigo um melhor gerenciamento do temido “bloatware”, acompanhado de mudanças nas chaves de acesso, que estão mais seguras com suporte ao Credential Manager e Passkeys.
Além disso, os usuários que adotam o modo dual-SIM verão uma mudança automática mais suave, enquanto os dispositivos dobráveis desfrutarão de aplicativos otimizados. A escala de texto do sistema é ampliada, oferecendo mais flexibilidade visual, e os serviços em primeiro plano são reservados para as tarefas de maior prioridade, aprimorando a experiência do usuário para as tarefas do dia a dia.
Quando a One UI 6 vai chegar aos smartphones Samsung?
Com a versão final do Android 14 com lançamento marcado para setembro, a One UI 6 não deve demorar muito para ficar disponível, com um lançamento esperado para outubro.
Apesar de a lista de dispositivos que receberão essa atualização ainda não ser oficial, seguindo a política da Samsung de fornecer suporte para até três gerações anteriores de seus dispositivos, os usuários podem esperar que seus smartphones compatíveis possam explorar em breve as novidades trazidas pela interface.
Ou seja, para todos os dispositivos que chegaram ao mercado de 2020 para frente, a atualização para o Android 14 com a One UI 6 está garantida. Para os demais, é melhor esperar por um pronunciamento oficial da Samsung sobre o assunto.
De qualquer forma, o site SamMobile publicou uma lista de telefones que serão atualizados para a One UI 6. Compartilhamos os modelos neste artigo, a título de curiosidade:
Galaxy S series
- Galaxy S23 Ultra
- Galaxy S23+
- Galaxy S23
- Galaxy S22 Ultra
- Galaxy S22+
- Galaxy S22
- Galaxy S21 FE
- Galaxy S21 Ultra
- Galaxy S21+
- Galaxy S21
Galaxy Z series
- Galaxy Z Fold 4
- Galaxy Z Flip 4
- Galaxy Z Fold 3
- Galaxy Z Flip 3
Galaxy A series
- Galaxy A73
- Galaxy A72
- Galaxy A54
- Galaxy A53
- Galaxy A52 (A52 5G, A52s)
- Galaxy A34
- Galaxy A33
- Galaxy A24
- Galaxy A23
- Galaxy A14
- Galaxy A13
- Galaxy A04s
Galaxy M series
- Galaxy M54
- Galaxy M53 5G
- Galaxy M33 5G
- Galaxy M23
Galaxy F series
- Galaxy F54
- Galaxy F23
- Galaxy F14 5G
Galaxy Xcover series
- Galaxy Xcover 6 Pro
Galaxy Tab series
- Galaxy Tab S8 Ultra
- Galaxy Tab S8+
- Galaxy Tab S8