Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | As primeiras novidades do Android 14

As primeiras novidades do Android 14

Compartilhe

Durante o evento anual do Google I/O 2023, o Google apresentou novidades para o sistema operacional Android 14. A nova versão do software, que está em fase beta, traz diversas melhorias e ferramentas para os usuários.

É uma tradição do evento para desenvolvedores das plataformas da gigante de Mountain View anunciar o lançamento de uma nova versão do seu principal software para dispositivos móveis.

Dessa vez, o Google tem três pilares bem definidos para o Android 14: desempenho, privacidade e segurança. Vamos conhecer as primeiras grandes novidades desse software a partir de agora.

 

Android 14: as primeiras novidades

Uma das principais novidades que o Android 14 oferece logo de cara é o clonador de apps nativo do sistema operacional. Ele oferece ao usuário a possibilidade de duplicar aplicativos sem a necessidade de baixar softwares de terceiros. Além disso, o novo sistema conta com um menu de compartilhamento renovado e uma navegação por gestos melhorada com tecnologia preditiva.

Outra novidade interessante é a ferramenta que evita a instalação de versões antigas de aplicativos. Com ela, os usuários poderão manter seus aplicativos sempre atualizados e seguros, mesmo que seja na base da força ou da obrigação sistêmica.

Para facilitar o acesso aos dispositivos, o Google também apresentou uma nova função que permitirá localizar todos os aparelhos rapidamente. A ferramenta será semelhante ao Fast Pair da Apple, e funcionará em todas as marcas que integram o sistema operacional Android.

O Google Mensagens também recebeu melhorias, como a possibilidade de modificar mensagens para mudar o tom e as expressões. Além disso, a empresa apresentou uma nova função de personalização por meio de wallpapers, que permite criar designs em função de uma descrição e aplicar o que mais gostar na tela.

Outro destaque do evento foi a resolução Ultra HDR, que promete uma imagem mais nítida e detalhada nos dispositivos. A ferramenta estará disponível no sistema operacional Android 14 de forma nativa, e deve ser implementada pelos fabricantes em smartphones e tablets.

A interconexão de aplicativos em tablets e smartphones dobráveis também foi tema do evento. Com a nova ferramenta, os usuários poderão combinar as funções nativas dos dispositivos e utilizar todas as funcionalidades disponíveis entre eles, otimizando as possibilidades de cada pessoa envolvida nesse processo de interação de software.

 

Um resumo das primeiras novidades do Android 14

  •     Clonador de aplicativos nativos do Android.
  •     Um novo menu de compartilhamento.
  •     Navegação por gestos aprimorada com tecnologia preditiva.
  •     Ferramentas para não instalar versões antigas de aplicativos.
  •     Funções para acessar sem senha.
  •     Proteção de memória avançada para prevenir vírus.
  •     Chegou a resolução Ultra HDR.

 

Quando o Android 14 vai chegar ao meu smartphone?

Todas essas novidades estarão disponíveis no sistema operacional Android 14, que ainda está em fase beta. A previsão é que a versão final seja lançada no segundo semestre deste ano.

Além dessas melhorias, o Google também destacou a importância da inteligência artificial em todos os seus produtos. Durante o evento, a empresa apresentou diversas ferramentas que utilizam IA para tornar a experiência do usuário mais intuitiva e personalizada.

A ideia do Google é oferecer um Android 14 mais completo e seguro para o usuário, mas sem deixar de lado uma experiência de uso cada vez melhor para os smartphones compatíveis com esse software.

O único grande problema do Android é um velho conhecido de muitos usuários: a fragmentação. As atualizações podem variar de acordo com o fabricante, onde alguns aparelhos podem levar mais tempo para receber a nova versão do sistema operacional.

Isso é, quando recebem (cof, cof… Motorola… cof, cof…).

Outras novidades do Android 14 serão atualizadas até o lançamento da versão final. O que apresentamos neste artigo é apenas o começo de um desenvolvimento que continua.

Mas tudo o que foi anunciado até agora indica que o Android 14 pode ser sim promissor para os usuários. São novidades interessantes em detalhes que são relevantes para aspectos específicos.


Compartilhe