TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia As linguagens de programação e frameworks mais populares para o trabalho remoto como desenvolvedor | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Notícias | As linguagens de programação e frameworks mais populares para o trabalho remoto como desenvolvedor

As linguagens de programação e frameworks mais populares para o trabalho remoto como desenvolvedor

Compartilhe

Se o sonho da sua vida é encontrar uma vaga de trabalho remoto como programador dentro do setor de tecnologia, a primeira coisa que você deve saber é quais são as plataformas com maior demanda neste momento.

Tenha o máximo de foco nas linguagens de programação mais procuradas, pois são essas que você precisa aprender com maior prioridade. O Remote Hunt, um site sobre startups que trabalham em modo remoto, criou um ranking das tecnologias mais demandadas neste momento.

Neste post, vamos apresentar essa lista, onde eles compilam as ofertas laborais e os dados sobre a cultura de trabalho remoto na programação, para que o usuário possa encontrar os caminhos para seguir desenvolvendo a sua carreira dentro desse setor.

 

 

 

JavaScript e React lideram o ranking

Nas linguagens de programação, JavaScript e TypeScript lideram esse ranking. Ambas são utilizadas por pelo menos 65% e 60% das empresas, respectivamente.

Muito atrás das duas está a Ruby, gerando uma certa surpresa entre os usuários que davam essa linguagem como esquecida. Na sequência, encontramos plataformas como PostgreSQL (17%), Python (16%), PHP (15%), GraphQL (14%) ou MongoDB (10%).

O Python está tão abaixo nesse ranking porque o Remote Hunt é pensado no desenvolvimento web, e há pouca presença de ferramentas da Ciência de Dados ou de Inteligência Artificial que justificam um ranking mais alto para essa linguagem de programação.

No campo dos frameworks, a liderança da React é clara. Essa é a biblioteca JavaScript responsável pela criação das interfaces do usuário, que é utilizada por 62% das empresas presentes na plataforma.

O pódio é completado pelo NodeJS (ambiente de execução do JavaScript no lado do servidor) com 31% e pelo Rails (framework baseado em Ruby), com 20% de uso. Várias outras plataformas são mencionadas no ranking, como Vue, Next, Express ou CMS WordPress.

 

 

 

Tenho que conhecer todos esses frameworks para ser um bom programador?

Nesse momento, mais importante do que conhecer uma linguagem de programação ou um framework de forma aprofundada é ter a capacidade de ser flexível e conhecer um pouco de diferentes soluções. Tal e como pede a vida.

Ou seja, o que as empresas procuram hoje é profissionais que são capazes de realizar o trabalho com todas as ferramentas disponíveis para que tudo seja feito dentro das necessidades da empresa.

Como diz o pessoal do Remote Hunt no boletim que detalha os resultados do seu ranking:

“A diferença entre as linguagens de programação muitas vezes está na sintaxe, que pode ser pesquisada rapidamente, certo? Sim, já notamos isso nas descrições de cargos: muitas vezes você não precisa conhecer o framework específico ou mesmo a linguagem.

…mas ainda assim, muitas vezes é necessária uma experiência geral com ‘um framework frontend moderno baseado em componentes como React, Angular, Vue)’. Mas às vezes, e isso parece ser especialmente verdadeiro para startups baseadas em React, você precisa conhecer o próprio framework.”


Compartilhe