Desde a sua estreia no mercado em 2010, o iPad é uma das referências do futuro da computação. É referência de mercado e um dos símbolos da Era Pós-PC. Para muitos, é um computador em outro formato, mas… também é um produto que não conta com um aplicativo nativo de calculadora até hoje.

Mas existem alternativas bem simples para adicionar essa funcionalidade no dispositivo. Daniel Martín, desenvolvedor do PDF Viewer, decidiu desenvolver de forma simples uma calculadora para o iPad, e disponibilizou o projeto para download em PDF, mostrando o passo a passo para alcançar esse feito.

Para o design da calculadora, ele usou uma captura de tela do app de calculadora do iOS para o fundo do documento. Para a programação, ele usou o JavaScript. Depois, ele detalhou o código que escreveu para cada parte da calculadora e as suas funções.

Por exemplo, a função abaixo apaga todo o conteúdo da tela:

function ClearDisplay() { var display = getField(‘Display’); display.value = “”; }

 

 

Daniel levou apenas um dia de trabalho nos períodos onde ele não estava desenvolvendo nenhum projeto profissional. Além da leitura e o uso habitual de documentos PDF, eles permitem um certo nível de integração, como adicionar anotações, preencher formulários, entre outros.

Porém, o uso da API do JavaScript em PDF é algo relativamente desconhecido, mas que pode ser muito interessante para responder a eventos (cliques, complementação de campos, etc).

Para fazer o download da calculadora, clique aqui.

 

+info