TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que a conexão WiFi da sua casa nunca é tão rápida quanto prometida em contrato com a sua operadora? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que a conexão WiFi da sua casa nunca é tão rápida quanto prometida em contrato com a sua operadora?

Por que a conexão WiFi da sua casa nunca é tão rápida quanto prometida em contrato com a sua operadora?

Compartilhe

Se você sente que a internet WiFi não é rápida como deveria ser (ou como você imaginava que seria quando você contratou o serviço de banda larga em sua casa), é possível que algum problema esteja acontecendo dentro de sua residência.

Antes de entrar em contato com a prestadora de serviços para reclamar da lentidão do seu WiFi, verifique se está tudo certo dentro da sua casa. Até mesmo para fazer a reclamação com maior embasamento e respaldo.

Apesar de todas as melhorias nas especificações e tecnologias das redes WiFi, alguns fatores podem afetar no desempenho dessa conectividade. Neste post, vamos mostrar onde você deve ficar de olho, e o que você pode fazer para resolver o problema.

 

 

 

Descubra se a velocidade do seu WiFi é aquela que você contratou

Antes de continuar, devemos partir do princípio de que você está com uma boa qualidade de sinal de internet na sua casa, e que o alcance desse sinal no dispositivo que vai realizar a conexão está alcançando uma boa qualidade. Caso contrário, o problema está aí.

As velocidades fornecidas pelos roteadores são sempre teóricas, onde os resultados são baseados em testes feitos nas condições perfeitas. Algo que, obviamente, não existe na sua casa ou escritório.

Dito isso, os roteadores emitem sinais nas bandas de 2.4 GHz e 5 GHz. A primeira tem um alcance de sinal mais longo, e a segunda possui um melhor desempenho. Logo, se o que você deseja é a maior velocidade de internet possível, sempre escolha a conexão de 5 GHz.

Para ilustrar essa diferença de velocidade, a banda de 2.4 GHz entrega, em teoria, uma velocidade máxima de 600 Mbps. Já as redes de 5 GHz contam com uma velocidade máxima de 1.300 Mbps. Essa velocidade vai variar de acordo com o plano de internet que você contratou.

As velocidades de internet sem fio podem melhorar muito quando o suporte ao WiFi 6 está presente no roteador. Esse é um elemento que não pode ser atualizado por software, o que vai exigir que você adquira um outro equipamento para distribuição desse sinal de internet sem fio, seja por investimento próprio, seja fornecido pelo provedor de serviço.

Outro fator que entra nessa equação está na tecnologia presente no dispositivo que você está utilizando. Se o seu smartphone for compatível com o WiFi 6, o desempenho da internet sem fio será substancialmente melhor.

 

 

 

Conclusão

Considerando todas as variáveis apresentadas neste post, fica muito mais fácil determinar se a velocidade de internet sem fio da sua casa está compatível com o que foi combinado por contrato com a sua prestadora de serviços.

Se os dispositivos presentes em sua casa não cumprem com todos os requisitos técnicos, não tem como aumentar a velocidade de internet sem fio. É claro que é possível tentar algumas alternativas que já apresentamos em outros posts do blog, onde a principal delas é o posicionamento do roteador na sua casa.

Porém, se mesmo com todos os detalhes observados a velocidade da internet sem fio estiver muito abaixo do esperado, não tem jeito: o negócio é entrar em contato com a empresa que fornece o serviço para a sua casa e reclamar, pedindo por alguma medida preventiva ou de manutenção.


Compartilhe