TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Arquivos na nuvem? Ou arquivos no celular? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Arquivos na nuvem? Ou arquivos no celular?

Arquivos na nuvem? Ou arquivos no celular?

Compartilhe

Não é um absurdo se deparar com o dilema em decidir onde devemos armazenar nossos arquivos. Com a evolução da tecnologia, tanto o armazenamento na nuvem como no smartphone evoluíram de forma considerável, e as duas soluções podem atender bem aos diferentes perfis de usuários.

Porém, uma tende a ser melhor que a outra, dependendo do seu objetivo com essas tecnologias e, principalmente, de acordo com as necessidades que você possui com esses dados.

Neste post, vamos mostrar onde cada uma delas é mais efetiva, e qual atende melhor a determinados perfis de uso.

 

 

 

Os prós e os contras dos dois sistemas

  • Arquivos do smartphone em outros dispositivos: com os arquivos na nuvem, você pode acessá-los em qualquer outro dispositivo conectado na mesma conta de armazenamento. Basta ter uma conexão de internet, e pronto: está tudo lá. E isso é ótimo para aqueles momentos quando o nosso telefone principal não está disponível.
  • Tudo está sempre a salvo: se o seu smartphone for roubado ou perdido, não tem problema, pois todos os seus dados mais importantes estão a salvo em um serviço de armazenamento na internet.
  • Tem que pagar par ter o melhor: um dos problemas do armazenamento na nuvem é a obrigatoriedade em pagar um valor adicional para ter um espaço de dados decente o suficiente para armazenar o que você quiser.
  • Tempos de espera irritantes: dependendo do volume dos dados que você quer enviar para a nuvem, o tempo que você vai gastar para fazer o upload desses dados pode parecer interminável. E, dependendo do que você está fazendo, essa espera pode acabar com a sua rotina de trabalho ou estudo.
  • Seu pacote de dados precisa dar conta disso: além de ter que pagar por um espaço de armazenamento maior, muito provavelmente você também terá que investir em um plano de dados que dê conta de tantos downloads e uploads.

 

 

 

Os prós e os contras de só ficar com o armazenamento físico

  • Arquivos que carregam instantaneamente: nada de tempos de espera para carregar arquivos que estão na internet. Todos os seus dados abrem na hora, pois estão armazenados no seu smartphone.
  • O compartilhamento de arquivos tende a ser lento: por outro lado, se você precisa compartilhar um arquivo com outra pessoa, enviar esse arquivo a partir do smartphone é muito mais lento do que enviar um link para download desse arquivo para a outra parte (que vai se responsabilizar pelo download). O Bluetooth melhorou, mas não faz milagres.
  • Possíveis problemas de segurança: Android e iOS são vulneráveis, e você pode perder esses dados se o smartphone receber um vírus, malware ou ataque hacker. É arriscado ter os seus dados exclusivamente no celular nos dias de hoje.
  • E na hora de trocar de smartphone?: isso é um verdadeiro inferno na Terra. Se tudo está salvo no dispositivo e o volume de dados é enorme, separe pelo menos um dia de sua vida para migrar tudo de um telefone para outro.
  • Você pode precisar de mais armazenamento: 128 GB de armazenamento é mais que o suficiente para a maioria dos usuários comuns, mas essa quantidade não é infinita. Para os usuários mais hardcores (meu caso), 256 GB podem ser insuficientes. E quanto maior o espaço de armazenamento interno, mais caro você terá que pagar para atender as suas necessidades.

 

 

 

Qual é a melhor opção?

Tudo depende do uso que você vai dar ao smartphone.

Primeiro, avalie o custo de um smartphone com 256 GB ou 512 GB, e se pergunte se vale a pena investir esse dinheiro para ter todos os seus dados somente no telefone. Ao mesmo tempo, verifique os preços dos serviços de armazenamento na nuvem, tanto nos planos mensal ou anual.

Com as informações, em mãos, faça as contas.

Para muitas pessoas, pagar uma vez só por mais armazenamento no telefone é mais barato do que pagar todo ano pelo armazenamento na nuvem, não só pelo espaço de armazenamento, mas também no pacote de dados móveis que serão utilizados todos os dias.

Por outro lado, muitos usuários preferem se respaldar com um backup de tudo o que possui na nuvem de armazenamento, pois se acontecer um problema mais sério com o telefone, ele garante uma cópia dessas informações tão importantes.

Se posso dar uma opinião sobre o tema, o mais importante é encontrar um equilíbrio sobre as tecnologias disponíveis, e sempre optar por aquela solução que é a melhor para você e suas necessidades.


Compartilhe