Wetten.com Brasil Apostas
Home » Dicas, Truques e Macetes » A resposta “definitiva” sobre usar ou não o celular enquanto recarrega a bateria

A resposta “definitiva” sobre usar ou não o celular enquanto recarrega a bateria

Compartilhe

recarga de bateria no smartphone

Eu não aguento mais esse assunto sobre usar ou não o celular enquanto carrega a bateria. Por isso quero eliminar essa dúvida de uma vez por todas.

Mais uma vez (e acho que não será a última), a discussão eterna sobre usar ou não o smartphone durante a recarga de bateria volta a ser pauta. E essa é uma dúvida de usuários novatos e até mesmo veteranos, que nunca receberam uma resposta definitiva e precisa sobre esse assunto.

Bom, vamos tentar oferecer mais uma resposta que pode ajudar na reflexão dos usuários, pois é quase certo que vamos voltar a discutir o assunto em um futuro a médio prazo.

 

 

 

Não é ruim usar o smartphone enquanto carrega a bateria…

Em um passado não muito distante (vamos colocar de dez anos para trás), usar o smartphone durante a recarga de bateria poderia ser algo perigoso e não recomendado, pois isso poderia provocar danos ao dispositivo e à bateria em si, dependendo da finalidade. E ninguém queria terminar com um pedaço de plástico queimando nas mãos.

Mas os tempos mudaram, e muitos usuários não se deram conta disso ou sequer foram avisados sobre essas mudanças. Com a evolução da tecnologia presente nas baterias que utilizamos hoje nos smartphones, essa regra do “não use o celular durante a recarga da bateria” pode ser considerada mitológica e sem efeito.

Na prática, usar o telefone enquanto ele está conectado na rede elétrica não é algo necessariamente ruim, e pode ser feito sem pensar em qualquer contratempo. O grande problema desse uso está no incômodo que o cabo de recarga pode causar, sem falar nas temperaturas mais altas que o dispositivo entrega durante o processo.

O que os fabricantes recomendam é que não devemos utilizar o smartphone durante os primeiros 10 minutos de recarga, apenas para evitar um registro anormal de atividade por parte do sistema, que precisa entender que o telefone está carregando a bateria em modo standby.

Por isso, é correto dizer que dá para usar o smartphone com ele conectado na corrente elétrica para recarregar a bateria. Porém, não deve ser uma das coisas mais cômodas que você pode fazer. Quem sabe não vale a pena ver um filme durante a recarga da bateria?

 

 

 

Ah, mas e aqueles telefones que explodiram durante a recarga?

Bom, pode acontecer. Assim como acontece com qualquer tipo de falha em dispositivos eletrônicos de consumo disponíveis no mercado de tecnologia.

Porém, com a grande exceção histórica do FIASCO e FRACASSO que foi o Samsung Galaxy Note 7 (isso mesmo, Samsung… eu vou repetir isso pelo resto da minha vida), a grande maioria dos smartphones que explodiram durante o processo de recarga foi vítima de uso de carregadores que não eram originais, ou de acessórios com péssima qualidade.

Ou seja, se você é um usuário consciente, responsável e sábio, vai sempre utilizar o carregador original do seu smartphone para recarregar a bateria do dispositivo. Adotando essa regra em sua vida, os problemas não vão acontecer.

Agora, se você decide viver perigosamente e não investe dinheiro em acessórios originais, a tendência é que você vai gastar muito mais grana na compra de um smartphone novo. E isso nem é uma previsão. É uma análise da realidade.


Compartilhe