TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A real sobre a saúde da bateria do iPhone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A real sobre a saúde da bateria do iPhone

A real sobre a saúde da bateria do iPhone

Compartilhe

Uma das grandes obsessões dos usuários do iPhone (na verdade, de qualquer usuário de smartphone de um modo geral, mas historicamente algo mais latente nos usuários dos telefones da Apple em particular) é a vida útil da bateria do dispositivo.

Questões como a carga rápida da bateria, a sua degradação com o pássaro do tempo, os ciclos de recarga, a porcentagem de vida útil e a redução do tempo de uso tiraram o sono dos usuários do iPhone nos últimos anos.

Para deixar tudo mais claro para os usuários do smartphone da Apple, vamos contar a partir de agora o que realmente significa essa porcentagem da saúde de bateria no iPhone, e quando você realmente precisa se preocupar com a troca desse item ou do dispositivo como um todo.

 

Como saber qual é a saúde da bateria do iPhone

Muitas pessoas param o meu caminhar matinal na Beira-Mar Norte de Florianópolis para me perguntar se precisam trocar a bateria do iPhone depois de um tempo de uso. E a resposta depende de algumas variáveis que serão abordadas a partir de agora.

Algumas pessoas afirmam que precisam trocar a bateria do iPhone porque leram em algum lugar que o hábito em deixar o dispositivo carregando o tempo todo durante à noite estava desgastando esse importante componente do dispositivo.

Já outros ficaram preocupados porque, apesar de adotarem mudanças nos hábitos de recarga do dispositivo, perceberam que o desempenho na autonomia de bateria não é o mesmo daquele entregue quando o iPhone era novo.

Deixando um pouco de lado os mitos e as realidades das baterias dos smartphones (porque eu já falei sobre isso algumas vezes), vamos mostrar como você deve fazer para verificar a saúde da bateria dos modelos mais recentes do iPhone:

  1. No iPhone, entre em Ajustes e, depois, em Bateria
  2. Dentro do item Bateria, entre na opção Saúde e Carga da Bateria.
  3. Dentro desse item, você vai ver a porcentagem da saúde de bateria, e uma série de opções adicionais.

Em linhas gerais, ninguém precisa se preocupar se a saúde da bateria do iPhone está em 80% ou mais, principalmente se essa porcentagem está nos primeiros dois anos de uso do dispositivo. Esse é o ciclo normal de desgaste desse componente.

E a própria Apple pode indicar quando você deve trocar a bateria do seu iPhone, dentro do já mencionado item Saúde e Carga de Bateria.

Se a bateria do seu iPhone tem 79% ou menos de saúde de bateria, o iOS vai indicar o status de REPARAÇÃO no item de verificação da saúde desse componente. A página de suporte da Apple diz exatamente a mesma coisa, com todas as letras. E vai além na explicação, reforçando que todas as baterias de seus telefones (sem exceção) vão se degradar com o tempo, e que esse componente foi desenvolvido para funcionar bem em até 80% de sua capacidade, ou após 500 ciclos de recarga.

Um ciclo completo de recarga seria dos 0% aos 100%, algo muito difícil de ser alcançado. Logo, a contagem também vale para o cenário onde você colocou o telefone para carregar com 75% de energia no primeiro dia, e 25% no segundo dia.

E como eu não faltei nas aulas de matemática, 75% + 25% é = a 100%. E aqui temos um ciclo completo de recarga.

Ou seja, 500 ciclos são muitos dias de uso, o que faz com que a mensagem de REPARAÇÃO leve pelo menos dois anos para aparecer no iPhone, desde que o seu uso seja considerado algo normal ou regular.

 

Problemas com a bateria do iPhone que indicam a necessidade de troca

Alguns comportamentos podem indicar que a bateria do seu iPhone (e de qualquer outro smartphone) não está bem:

  • Tempos de inicialização mais longos em aplicativos.
  • Taxas de quadros fazendo coisas estranhas durante a rolagem.
  • Escurecimento da luz de fundo.
  • Diminuição do volume do alto-falante.
  • A taxa de quadros gradual cai em alguns aplicativos.

Além disso, se o smartphone reiniciar de forma aleatória, temos um indício forte de degradação de bateria. E esse deve ser o seu sinal de alerta máximo para uma eventual troca.

 

Como saber se o meu iPhone de segunda mão possui uma bateria original?

E esse é o “One More Thing…” desse conteúdo.

Se você comprou um iPhone recondicionado ou de segunda mão, a primeira coisa que você deve fazer é acessar a saúde da bateria desse dispositivo, inclusive para ver se essa bateria é original ou não.

Suspeite de duas mensagens que podem aparecer no iPhone nos casos considerados anormais:

  • O iPhone não pode determinar a integridade da bateria. Um fornecedor de serviços autorizado da Apple pode repará-lo. Saiba mais sobre as opções de reparo.
  • Não foi possível verificar se este iPhone tem uma bateria genuína da Apple. As informações de status da bateria não estão disponíveis.

A primeira mensagem aparece por um erro de hardware ou software. Neste caso, um serviço de assistência técnica pode verificar o que aconteceu, inclusive mostrando a porcentagem de saúde da bateria.

Já a segunda mensagem se aplica a partir do iPhone XS, e pode significar que a bateria desse telefone NÃO FOI TROCADA PELA APPLE, ou não é correspondente a esse modelo. E esses são dois fortes indícios de uma bateria que não é original, ou que não está nas melhores condições.


Compartilhe