TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia A internet não funciona: coisas que você deve (e não deve) fazer | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | A internet não funciona: coisas que você deve (e não deve) fazer

A internet não funciona: coisas que você deve (e não deve) fazer

Compartilhe

A primeira coisa a fazer quando a sua internet parar de funcionar é: muita calma nessa hora, e nada de entrar em pânico. Na maioria dos casos, a culpa não é sua, e encontrar uma solução pode ser algo mais simples do que parece.

O fundamental é que você mantenha a calma para solucionar os problemas com a internet na sua casa ou escritório. Caso contrário, você vai perder muito tempo e pode terminar frustrado por não resolver o problema por conta própria.

Neste post, você vai aprender (de novo, pois não é a primeira vez que eu falo sobre isso) quais são os passos corretos para tentar resolver os problemas de internet na sua casa, antes de simplesmente não fazer nada e esperar a visita técnica (ou a resolução da operadora em uma manutenção na região onde você vive).

 

 

 

Coisas que você deve fazer

  • Verifique o status de serviço (se possível): é o primeiro passo. Identifique se o seu provedor de internet está ou não com problemas. Se sim, só resta sentar e esperar. Caso contrário, continue a ler o post.
  • Salve o que puder se estiver trabalhando online: salve todas as informações que estiverem online em outro dispositivo, caso a internet esteja funcionando nele. Reinicie o dispositivo problemático e, se nenhum dispositivo consegue se conectar na rede, desligue o roteador da tomada por um minuto e, depois, ligue novamente. Reinicie também todos os dispositivos conectados ao roteador.
  • Se nenhum passo anterior resolver…: (nessa ordem) utilize a ferramenta de resolução de problemas do Windows, faça uma análise em busca de malwares no equipamento principal e revise as configurações de rede. E, se depois disso você permanecer offline, só resta chamar o suporte do seu provedor e esperar pela visita do técnico sentado.

 

 

 

Coisas que você NÃO deve fazer

  • Realizar as mudanças sem primeiro ter certeza que o problema é no seu provedor: muita gente faz isso, e de forma desnecessária. Tal decisão inconsequente pode fazer com que o estrago seja ainda pior.
  • Se preocupar com o estado de sua conexão: se você conseguir entender que, em caso de interrupção prolongada do serviço, o provedor de internet passa a trabalhar de forma direta no problema, com certeza vai se munir de paciência e esperar que o serviço volte. Nada que você fizer em sua casa vai influenciar para a resolução do problema. Logo, seja paciente.
  • Usar a sua rede móvel para continuar trabalhando: a não ser que o seu pacote de dados móveis seja generoso e flexível o suficiente para que você volte a trabalhar, não vejo a necessidade de retomar as suas atividades laborais. Se você for paciente, pode evitar gastos extras desnecessários no final do mês.

 

Ficar sem internet é algo que realmente incomoda as pessoas. Eu mesmo fico bem irritado quando passo um dia inteiro sem poder trabalhar ou assistir as minhas séries via streaming, mas compreendo que é algo que pode acontecer de tempos em tempos.

Por isso, seja paciente e espere que a conexão volte ao normal. E aproveite o tempo offline para fazer outras coisas, como ler, passear de bicicleta, ter uma vida social, entre outros.


Compartilhe