Criar um aplicativo para Android é fácil. E tão fácil quanto isso é ter esse aplicativo expulso da Google Play Store. E o Google precisa fazer isso de tempos em tempos, pois a facilidade de desenvolvimento de app é uma porta aberta para quem quer aplicar golpes em outros usuários.
Mas se você é um desenvolvedor honesto, quer descobrir o que pode fazer com que o seu aplicativo venha a desaparecer da loja do Google. Não são todos os motivos que você vai encontrar neste post, mas pelo menos as principais causas serão descritas a partir de agora.
Por decisão de desenvolvedor
Se o desenvolvedor encontrar um grande problema no aplicativo, ou se o mesmo ficou desatualizado, ele pode sair da Google Play. O baixo número de downloads ou uma atualização por conta de uma característica nova do Android também explicam a remoção.
Por ser um aplicativo incompatível
O seu smartphone pode ser antigo demais, o que torna o app em questão incompatível com ele. Nesse caso, o software não aparece na Google Play, ou você vai receber a informação que o mesmo não está disponível para instalação.
Por usar permissões em excesso
Aplicativos que solicitam permissões desnecessárias ou não essenciais para o seu funcionamento pleno são excluídos da Play Store, pois todos passam a ser suspeitos por espionar e roubar dados pessoais dos usuários.
Por violações de copyright
Um clone descarado de um jogo bem sucedido pode ser excluído da Google Play Store. Jogos com personagens de filmes famosos sem ter os direitos de uso também podem ser denunciados e excluídos.
Pelas leis locais
Cada país tem suas próprias leis que podem e devem ser aplicadas aos aplicativos. Em casos mais sensíveis, como por exemplo os apps com conteúdos adultos, aplicativos de apostas e outros com temas ofensivos, a Google Play daquele país acaba vetando o seu acesso.
Por serem aplicativos locais
Alguns aplicativos de serviços só estão disponíveis em determinados países e, dessa forma, a Play Store daquele país é diferente da nossa. E isso faz com que o aplicativo desapareça da loja de diferentes países.
Por ser um malware
De tempos em tempos, o Google detecta aplicativos considerados maliciosos, que começam a roubar dados e adotar um comportamento suspeito depois que o mesmo chega à Play Store. Neste caso, o Google elimina esses aplicativos de tempos em tempos.
Por bloquear a ação do Google Play Protect
Quando você faz um download de um aplicativo na Google Play Store, o serviço Google Play Protect verifica a veracidade deste aplicativo e, em caso suspeito, ele pode bloquear a instalação do mesmo no seu dispositivo. Se ele detectar um comportamento suspeito (como acessar os seus dados sem permissão), ele será bloqueado.
Conclusão
Como você pode ver, os motivos para que um aplicativo acabe desaparecendo da Google Play Store são diversos, e não se limitam a uma única ação ou situação. Porém, se você é desenvolvedor de apps Android e já tem esses motivos em mente, não precisa se preocupar com um eventual bloqueio do seu software. É só seguir as regras estabelecidas e tudo vai dar certo.