Compartilhe

Em 2019, o blog TargetHD.net completou 11 anos de atividades na internet brasileira. E eu posso dizer, sem medo de errar, que este é o melhor ano desse blog nos últimos cinco anos. Eu já contei para vocês que a nossa audiência duplicou, e o volume de acessos ao longo do ano vai alcançar números que mostram o quanto eu estou no caminho certo no desenvolvimento desse conteúdo.

Por tudo isso, entendo que este é o melhor momento para fazer uma breve reflexão sobre tudo o que aconteceu até agora, até mesmo para projetar os projetos de futuro. É importante também analisar como o perfil do leitor do blog mudou, e como isso foi decisivo para determinar os caminhos que eu assumi para o blog ao longo desses anos.

 

 

O Início

 

O TargetHD.net nasceu na Campus Party 2009. Em uma conversa com o Maycon (doravante conhecido como Jabour_rio) do Baú Pirata/Piratacast #saudades, fui alertado sobre a importância em ter uma marca identificável no mercado, com potencial para ser comercializada com as assessorias. Eu já tinha o meu blog pessoal, eduardomoreira.net, que depois virou oEduardoMoreira.com.br, em função das minhas demais redes sociais (@oEduardoMoreira). Mas eu precisava criar uma marca para escrever sobre tecnologia de forma mais séria.

Assim, nasceu o TargetHD.net. Eu tentei comprar o domínio TargetHD.com, mas o mesmo não estava disponível. Então, em uma tacada só, comprei o domínio .net e também o TargetHD.com.br, para uma maior identificação com o mercado brasileiro. Os dois domínios apontam para o mesmo lugar.

Adquirir um domínio foi tão importante quanto ter uma hospedagem para manter o blog no ar. No começo eu recebi patrocínios para hospedar de graça, mas depois eu tive que arcar com essa despesa. Depois de bater cabeça com a Hostgator por dois anos (e jurar para mim mesmo que nunca mais iria trabalhar com eles), eu fui para uma hospedagem internacional, e desde 2014 estou na LiquidWeb. Pago caro com a instabilidade econômica, mas eu tenho um suporte 24/7, e o meu blog hoje dificilmente cai. O serviço é simplesmente espetacular.

Se você ainda não tem o seu domínio, ou precisa registrar o seu em um serviço nacional para criar o seu primeiro projeto online, outra recomendação que eu dou é: https://www.hostinger.com.br/registro-de-dominio.

No começo, eu era um tarado por gadgets e por posts curtos. Alimentei o blog com o máximo de conteúdo possível por dia, mas todos eram textos bem curtos, com no máximo dois ou três parágrafos. Eu segui a tendência da época, onde a maioria dos blogueiros fazia a mesma coisa que os blogs internacionais, que seguiam o mesmo padrão.

Isso funcionou bem até 2014, pelo menos. Foi quando o Google começou a mudar as regras do jogo, e passou a estabelecer critérios mais rígidos para identificar textos relevantes.

 

 

O Meio

 

O TargetHD.net me levou a ser colaborador da primeira fase do Tech Tudo, site de tecnologia da Globo.com, a convite de um dos meus heróis nesse mundo de conteúdo de tecnologia, o Nick Ellis. Por lá, eu atuei por pelo menos dois anos (entre 2012 e 2014), e era um dos principais colaboradores.

A passagem do Tech Tudo me ajudou em duas frentes: 1) ampliar o meu contato com as assessorias de imprensa (eu fui convidado para muitos eventos de lançamentos de produtos durante esse tempo), e 2) aumentou a visibilidade do TargetHD.net por tabela, já que o vínculo com o site de tecnologia da Globo ajudou a atrair público para o meu blog de tecnologia.

Foram bons anos. O blog chegou a superar a marca de 500 mil views/mês, o que eu achava ótimo para a época.

Mas então, os tempos mudaram. Muito.

Eu saí do Tech Tudo (na verdade, um belo dia, mudou tudo na direção do site, o Nick saiu, entrou um babaca qualquer lá, e meu acesso foi bloqueado do nada, sem aviso prévio), o YouTube ganhou relevância (e os blogs entraram em declínio), e o podcast foi perdendo força.

E o TargetHD.net também.

Para ajudar, os problemas com o servidor se tornaram mais evidentes (de novo… Hostgator nunca mais), e o blog não ficava no ar de forma sustentável. Foram tempos bem difíceis, e eu confesso que eu cheguei a desistir de tudo.

Foi então que…

 

 

A Recuperação

 

Eu parei para repensar o que não estava funcionando no TargetHD.net, e entendi que algumas tendências estavam se tornando mais fortes no consumo de conteúdo dos blogs. Por exemplo, o movimento dos usuários para o mundo mobile (exigindo um layout responsivo para esses dispositivos), a tendência do leitor deixar de lado os reviews para ler posts e ver vídeos de opinião sobre os produtos, onde as impressões sobre um produto valiam mais do que o detalhamento técnico, e o menor consumo das hard news, já que todo mundo hoje publica notícias de tecnologia.

Então, eu decidi fazer as mudanças necessárias. Hoje, o blog tem um layout responsivo e totalmente adaptado para diferentes tipos de telas e plataformas. Entrega uma navegação leve e rápida, onde o conteúdo é o protagonista. Deixei de lado as notícias, e comecei a focar mais nos artigos de dicas, truques e macetes, além dos tutoriais e posts de opinião sobre os lançamentos.

Hoje, mesmo sem ter tantos reviews no blog, ele consegue “se pagar” e atrair audiência com artigos originais e conteúdo que é mais relevante por mais tempo. O resultado disso? Patrocinadores que investem no blog de forma constante e sustentável, artigos pagos com valor agregado e um foco maior da minha parte naquilo que eu gosto de escrever, ao mesmo tempo em que eu penso o tempo todo no conteúdo que o leitor quer encontrar no TargetHD.net.

E, assim, eu chego ao ano de 2019, que é o melhor do blog em cinco anos. Hoje, o TargetHD.net está recuperado, voltando a ser relevante para leitores, anunciantes e assessorias.

Era o que eu mais queria.

 

 

O Futuro

 

Vou manter o ritmo no TargetHD.net. Manter as mudanças e o formato que está funcionando. Mas quero agregar algo a mais. Quero manter uma maior constância no canal de vídeos no YouTube (onde as pessoas também estão se importando mais com a opinião e o conteúdo do que com uma edição mais elaborada), e penso seriamente em voltar a fazer o podcast semanal. Ainda não defini o formato, mas gostaria que fosse um conteúdo de opinião, deixando de lado as notícias (sim, tem mutia gente publicando notícias por aí).

De qualquer forma, o futuro para o TargetHD.net é promissor. É um futuro que me deixa animado para seguir em frente. E hoje, eu posso dizer para vocês que é um momento feliz, onde está materializado o meu sonho de “viver do blog”.

Não é trabalho. É um prazer imenso que eu tenho em escrever sobre esse mundo de tecnologia que eu tanto amo.

Obrigado pela atenção.


Compartilhe