Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Áudio e Vídeo | Xbox Walkman: ele existe, e é incrível

Xbox Walkman: ele existe, e é incrível

Compartilhe

Algumas coisas são máximas da vida que podem ser consideradas constantes ou inescapáveis.

Por exemplo, os preços sempre serão mais caros no presente do que no passado, a Coca-Cola será o refrigerante mais consumido no planeta até que o mundo descubra o que é a maravilha do Guaraná Jesus, e o Walkman da Sony é um dos produtos mais icônicos da história da tecnologia de consumo.

Falando um pouco mais sobre o reprodutor de fitas cassete da Sony, os lançamentos pontuais de produtos baseados ou inspirados nele é a prova que todo o setor tecnológico gosta de render homenagens ao Walkman.

E o último produto que flerta com a nostalgia é o Xbox Walkman.

 

Um pequeno Walkman no formato do Xbox Series S

Eu nem posso acreditar no que os meus olhos estão vendo, mas sei que é real. E muito provavelmente você também não vai acreditar nas imagens apresentadas. Mas a Microsoft teve a feliz ideia de lançar o Xbox Walkman, que nada mais é do que um reprodutor de fitas cassete portátil em forma de Xbox Series S.

O produto permite que o usuário reproduza as fitas musicais do passado, assimilando a mesma experiência sonora que muitos de nós disfrutamos ao longo das décadas de 1980 e 1990. Para isso, ele é totalmente compatível com as fitas magnéticas que tantas alegrias entregaram aos nossos ouvidos.

O produto apareceu na internet a partir de um sorteio nas redes sociais para os internautas do Reino Unido. E é claro que um produto como esse começou a viralizar rapidamente.

Além de receber um reprodutor de fitas cassete totalmente funcional, o vencedor da promoção também levava para casa uma fita cassete com várias músicas de trilhas sonoras de jogos da Microsoft e Bethesda, como Halo Infinite e Fallout 76.

Ou seja, era uma experiência completa para conquistar o coração de qualquer gamer nostálgico, ou daquele jovem que realmente quer experimentar como era ouvir música em uma era onde o iPod não existia.

E para quem nunca chegou perto de um Walkman na vida, eu posso afirmar com conhecimento de causa: era uma experiência quase mágica. Muitos de nós guardamos ótimas lembranças do Walkman, já que este foi o dispositivo que basicamente despertou o amor pela música em milhões de pessoas ao redor do mundo.

Mas… antes que você comece a jogar dinheiro na tela do smartphone ou computador esperando que algum entregador toque a campainha da porta de sua casa ou apartamento pronto para entregar uma unidade do Xbox Walkman, é melhor eu informar as más notícias sobre esse produto.

 

Vai ser muito difícil ter uma unidade do Xbox Walkman…

Como você já pode imaginar a essa altura do campeonato, o Xbox Walkman é um item de edição limitada. Pelo menos quando este conteúdo foi produzido, ele não está disponível para venda.

Logo, o item que foi entregue na promoção exclusiva para os internautas do Reino Unido é uma unidade muito rara. Só ficamos na torcida para que a Microsoft observe com atenção todo o barulho que esse dispositivo já está fazendo e opte pelo seu lançamento internacional, o que eu acho bem difícil.

De qualquer forma, esta é uma maneira divertida de criar uma experiência multissensorial e anunciar um produto de uma maneira diferente. A Microsoft mandou muito bem para aproveitar uma forma de promover do Xbox, indo além de lançar apenas trailers ou vídeos de jogos.

O som é uma parte muito importante de uma experiência de videogame, e criar algo tátil como o Xbox Walkman acrescenta uma sensação de permanência desse aspecto nos jogadores.

E os formatos de áudio retrô estão na moda agora. Os discos de vinil ganharam uma sobrevida, com muitos adeptos entre as gerações Millennial a geração Z. As fitas cassete, que são muito mais baratas e fáceis de fabricar do que os discos de vinil, podem ser uma maneira de usar essa demanda por nostalgia e som analógico de forma econômica.

Por outro lado, a Microsoft tem utilizado o design de seus consoles para outros itens promocionais, de uma forma muito melhor do que qualquer outro fabricante de consoles de videogames da história.

Que outros consoles de videogame você já viu transformados em refrigeradores funcionais? Só mesmo o Xbox Series X da Microsoft. E esse produto fez tanto sucesso, que se tornou um item comercial com a marca Xbox, devidamente chancelado pela gigante de Redmond.


Compartilhe