O WordPress é uma das plataformas de blog mais utilizadas do mundo. Seja pela versatilidade ou pela visibilidade para os principais serviços de busca na internet, ela funciona muito bem para a grande maioria dos blogueiros. E agora está em nova versão, no WordPress 5.0.

 

 

Uma das maiores atualizações dos últimos anos

O WordPress 5.0 é uma das maiores atualizações da plataforma nos últimos anos, apresentando um novo editor baseado em blocos, o que simplifica o processo de edição, permitindo a montagem de páginas de um modo bem mais simples.

O editor Gutemberg passa a ser o padrão nessa versão, e coloca cada parte do conteúdo no seu próprio bloco. Com isso, o usuário pode escolher de forma mais eficiente como quer apresentar o conteúdo, o que é perfeito para quem quer apresentar páginas e artigos diferentes dentro do próprio site.

A nova versão do WordPress ainda permite o uso do editor antigo. Para isso, você precisa instalar um plugin que terá suporte até dezembro de 2021. O download desse plugin está disponível nesse link.

Além disso, o WordPress 5.0 agora é compatível com o PHP 7.3, possui suporte para internacionalização do JavaScript e recebe o novo tema Twenty Nineteen.

A nova versão já está disponível para a atualização.

 

 

Atenção antes de atualizar

Antes de clicar em ‘atualizar agora’, é preciso ter uma certa dose de atenção e precaução.

Primeiro, faça uma lista de todos os seus pluigins instalados, verificando se todos são compatíveis com o WordPress 5.0. Depois, verifique se o tema que você está utilizando é compatível com a nova versão. Caso contrário, o seu site pode ficar fora do ar, e você não quer isso.

 

 

Vale a pena mudar agora?

Sinceramente? Não. É sempre bom esperar mais alguns dias, pois com certeza algumas correções virão. Sem falar que você tem mais tempo para se preparar para essa atualização.

É melhor não ter muita pressa. Vai por mim.