Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Software | Windows Experience Freestyle Update é o Windows 10 com cara de Windows XP

Windows Experience Freestyle Update é o Windows 10 com cara de Windows XP

Compartilhe

A nostalgia produz sentimentos que não se explicam com muita facilidade. Por exemplo, essa saudade que algumas pessoas sentem do Windows XP, uma das piores versões do sistema operacional da Microsoft.

Quem viveu a sua época sabe muito bem como ele era simplesmente terrível com suas falhas de segurança e problemas de estabilidade em suas primeiras versões.

Mas isso não impede que algumas pessoas continuem a invocar a aura do Windows XP em projetos do presente. Como é o caso do Windows Experience Freestyle Update, que transforma o Windows 10 no Windows XP.

Eu realmente quero entender por que alguém quer isso na vida.

 

Prefiro lembrar da Lan House do que do Windows XP

Há quem goste de lembrar de coisas ruins só para pensar em como estamos muito melhor no presente. Considerando exclusivamente essa expectativa, eu consigo entender a existência do Windows Experience Freestyle Update.

Esse projeto resgata a estética e experiência de uso na versão do Windows XP que entregou um pouco de paz para a Microsoft, a Service Pack 2. A existência do Windows Experience Freestyle Update é de responsabilidade de um entusiasta em tecnologia chamado Travis, que modificou a estética do Windows 10 para a lendária e traumatizante versão do sistema operacional.

É importante deixar bem claro que não estamos diante de uma capa de personalização. Essa é uma versão completa do Windows 10 com todas as modificações estéticas e funcionais, com todo o assistente de instalação se comportando exatamente da mesma forma que normalmente conhecemos.

Mas quando o sistema operacional apresenta a sua interface, nos deparamos com a Bliss para sentir arrepios no fundo da alma. Menu Iniciar, ícones, fontes, cores e todos os elementos estéticos do Windows XP estão presentes. A única grande exceção está nos botões das janelas que são diferentes, mas foram modificados para lembrar o comportamento e a aparência do software do passado.

 

É claro que o Windows Experience Freestyle Update tem alguns truques

Nem tudo é o que parece ser no Windows Experience Freestyle Update, e o seu idealizador se valeu de alguns pequenos truques para tudo dar certo.

Vários softwares originais foram substituídos para entregar a viabilidade técnica necessária para o projeto existir. Por exemplo, o Internet Explorer do Windows Experience Freestyle Update é o Firefox, o Outlook Express foi extraído do Windows XP Service Pack 2, o Windows Media Player está na versão 10 e o Windows Messenger 4.5 está instalado na bandeja do sistema.

O Movie Maker também foi extraído do Service Pack 2, e até mesmo o aplicativo da MSN Network está disponível. Os jogos Space Cadet e Campo Minado estão presentes, para a alegria dos mais nostálgicos.

Ou seja, o Windows Experience Freestyle Update cumpre com a sua missão de ser a alegria dos mais nostálgicos no mundo da tecnologia. É a modificação do Windows 10 que agrada pelo empenho e originalidade, desde que você não tenha problemas com o seu passado com o Windows XP.

Caso contrário, você terá que investir dinheiro em um psicólogo para trabalhar com essa versão do Windows 10 modificada e livrar os traumas de tudo o que você viveu de ruim com o Windows XP.

Por fim, eu nem preciso lembrar aos mais empolgados que o Windows Experience Freestyle Update não é recomendado para o uso geral, já que o Windows 10 utilizado para o projeto está na versão 1809, que está sem suporte oficial da Microsoft desde 2020.

Agora, se você tem um computador parado em casa, algum tempo livre na vida e 3.7 GB de espaço de armazenamento livre nesse equipamento parado e aposentado, quem sabe não vale a pena gastar um tempo livre instalando e testando o Windows Experience Freestyle Update.

Você não tem nada a perder neste caso.

https://www.youtube.com/watch?v=_3hBAREgFI4


Compartilhe