O que significa o XP do Windows XP? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia O que significa o XP do Windows XP? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | O que significa o XP do Windows XP?

O que significa o XP do Windows XP?

Compartilhe

O Windows XP foi lançado em 2001, e o seu suporte oficial chegou ao fim no dia 8 de abri de 2014. E mesmo depois de 13 longos anos de vida, ele segue lembrado como uma das versões mais amadas e elogiadas de toda a história da Microsoft, mesmo 19 anos depois do seu lançamento.

De fato, o Windows XP foi muito importante para a Microsoft. Com a irritante mania da gigante de Redmond em lançar uma versão boa e outra sofrível do seu sistema operacional, essa versão tão elogiada tinha a ingrata missão em corrigir os problemas entregues no Windows 2000, que nem era tão ruim assim (na minha opinião, mas muita gente discorda disso), mas não entregava a mesma consistência do Windows 95 e Windows 98.

Esse ciclo de vida tão longo do Windows XP trouxe consequências importantes. A Microsoft melhorou o seu sistema operacional de forma notável ao longo desses 13 anos de suporte, e isso o transformou em um software estável e funcional, mantendo requisitos de uso bem contidos, o que permitiu que ele funcionasse em equipamentos bem modestos nas especificações técnicas.

A dependência de muitos usuários, empresas e organizações foi enorme, e isso também motivou ao longo ciclo de vida que a versão teve. Era de se pensar que, com o passar do tempo e o fim do suporte oficial, o Windows XP desapareceria. Mas não é assim que a banda está tocando: a versão ainda conta com uma enorme popularidade, e o seu desaparecimento não deve acontecer a longo prazo pelo simples motivo que muitos equipamentos de órgãos públicos, empresas, profissionais e sistemas bancários dependem dele para rodar aplicativos e sistemas específicos que não são compatíveis com versões superiores do Windows.

Pois bem… agora que você aprendeu mais um pouco sobre o Windows XP, chegou a hora de responder a pergunta desse post: o que significa a sua sigla XP?

 

 

 

Por que XP?

 

 

Entendemos a sua cara de interrogação, mas estamos aqui para responder a pergunta. A sigla XP do Windows XP faz referência ao termo Experience, ou experiência em inglês. A Microsoft escolheu essa sigla porque parecia mais correta e acertada do que manter a clássica distribuição por anos previamente utilizados (Windows 95, Windows 98, Windows 2000), mas este não foi o único motivo.

Para a Microsoft, o WIndows XP redefinia a experiência clássica de uso do sistema operacional, marcando um ponto de inflexão importante e mudando por completo a forma em que utilizamos os computadores. Sim, as mudanças foram importantes, marcando um antes e um depois nesse segmento.

Porém, alguns usuários não estão convencidos que o Windows XP oferecia uma experiência perfeita. Quem sabe a Microsoft deveria ter lançado o Windows XP 2 no lugar em optar pelo desenvolvimento do catastrófico Windows Vista, para depois corrigir tudo no Windows 7, errar de novo no Windows 8 e acertar em cheio no Windows 10.

Mas pode ser uma questão de gosto. Apenas isso.

De qualquer forma, o mais importante nesse momento é que a era de ouro do Windows XP chegou ao fim, e hoje ele é um sistema operacional obsoleto e um perigo em potencial para qualquer usuário. Com exceção dos casos que indicamos nesse post, não existem motivos minimamente razoáveis que justifiquem o fato de qualquer usuário comum seguir utilizando essa versão do software.


Compartilhe