Windows 10X, para dispositivos dobráveis, tem mais detalhes revelados pela Microsoft | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Windows 10X, para dispositivos dobráveis, tem mais detalhes revelados pela Microsoft | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Software | Windows 10X, para dispositivos dobráveis, tem mais detalhes revelados pela Microsoft

Windows 10X, para dispositivos dobráveis, tem mais detalhes revelados pela Microsoft

Compartilhe

A Microsoft apresentou oficialmente o Windows 10X, versão do seu sistema operacional para dispositivos de tela dupla. Mas desde então, não temos muitas novidade sobre ele, exceto que a Intel entende que ele ainda é muito imaturo.

Do Windows 10X, sabemos pouco mais do que sua data de disponibilidade (outono de 2020 no hemisfério norte) e alguns detalhes como o fim das Live Tiles e a as mudanças no menu Iniciar, que está mais parecido com uma launcher de aplicativos.

Agora, o kit de desenvolvimento (ou SDK) do Windows 10X revela mais novidades, tanto do desenvolvimento no Windows 10X como no Android, já que a Microsoft vai lançar o Surface Duo, um novo dispositivo com tela dupla que executa o sistema operacional do Google.

 

 

Os detalhes do Windows 10X que até agora não foram revelados

Nas próximas semanas, a Microsoft vai liberar a versão do Windows 10X SDK via programa Insider. O emulador, com novas APIs para tela dupla, a documentação e códigos de exemplos devem estar disponíveis em 11 de fevereiro, e só aqui vamos conhecer as reais possibilidades que a nova versão deve oferecer.

As APIs presentes no Windows 10X permitem a detecção da posição das dobradiças ou expandir um único aplicativo para duas telas. Vamos acreditar que essa funcionalidade seja algo realmente produtiva, e não limitada a uma simples maximização de um aplicativo. Lembrando que o Windows 10X será compatível com os aplicativos UWP e Win32, e a emulação permite simular esses dois formatos de aplicativo.

Outro item importante para o sucesso do Windows 10X será a navegação web, e em particular com o novo Microsoft Edge Chromium. Nesse sentido, o novo navegador vai suportar as PWAs que mudam de disposição quando utilizamos a tela dupla, tanto no Windows como no Android. Além disso, a Microsoft propõe novidades no design web que se tornarão o padrão para todos os navegadores.

Por fim, também é possível ver como a Microsoft planeja fazer funcionar os aplicativos em tela dupla, mas apenas apresentando as ideias sobre sua implementação, sem falar na integração da stylus e o suporte básico de listas. Como padrão, os aplicativos só vão ocupar uma tela, mas obviamente o sistema permite a exibição em tela cheia, em aplicativos simples e em outros adaptados, tanto nas janelas como no modo de tela cheia.

 

 

O Windows 10X ainda tem muito a mostrar

O sinal de alerta ligado pela Intel sobre a imaturidade do Windows 10X deixa dúvidas sobre o desenvolvimento e futuro sucesso do sistema operacional. E a Microsoft precisa mesmo responder à Intel, aos desenvolvedores e ao grande público que todos os seus esforços nesse sentido são fundamentados, resultando em um software pronto para essa nova proposta de hardware.

É de interesse de todos os envolvidos que um novo formato de computadores portáteis e smartphones apareça e se sustente como alternativa real aos formatos que já estão consolidados. Mas está claro que não é apenas o hardware que precisa ser competente (como bem mostrou a Samsung na primeira versão do Galaxy Fold, cheia de problemas), mas também o software que vai gerenciar esse hardware.

E, nesse momento, a Microsoft não passa essa segurança toda com o Windows 10X. Mas… vamos aguardar pelos próximos acontecimentos.

 

 

Via Microsoft


Compartilhe