Windows 10 “funciona” no iPhone X

Compartilhe

Na completa falta do que fazer que pelo menos metade do mundo está enfrentando por causa do isolamento social forçado em função da pandemia do COVID-19, as pessoas estão inventando coisas para passar o tempo. Eu, que não tenho muita escolha, continuam produzindo conteúdos para você ler, e outras pessoas criam coisas interessantes para que pessoas como eu possam escrever esses conteúdos.

Não é a primeira vez que vemos um sistema operacional de desktop funcionando em um dispositivo móvel, mas nesse caso, o experimento é muito interessante. Você tem aqui o Windows 10 funcionando no iPhone X da Apple “sem maiores problemas”. E aqui as aspas funcionam muito bem porque, como você já pode imaginar, a experiência de uso está bem longe de ser perfeita.

Por outro lado, só o fato do Windows 10 funcionar em uma arquitetura de hardware da Apple já podemos chamar isso de “milagre”.

 

 

 

Um quadrado entrando em um círculo

 

O iPhone X chegou ao mercado em 2017, e conta com um hardware potente para um dispositivo móvel: SoC Apple A11 Bionic com CPU de seis núcleos (arquitetura ARM), trabalhando com 3 GB de RAM. É importante lembrar que o Windows 10 precisa de, pelo menos, 2 GB de RAM para obter uma experiência minimamente aceitável (e, ainda assim, em alguns casos, o comportamento é sofrível; o ideal mesmo é rodar o sistema operacional com 4 GB de RAM), mas no caso do smartphone da Apple, o sistema operacional só pode rodar em modo de virtualização, o que acaba afetando de forma considerável o desempenho.

A virtualização do Windows 10 no iPhone X aconteceu via Virtual Machine no iOS. Para a instalação do sistema operacional, foram gastos aproximadamente duas horas, e para completar o processo de instalação, foram gastos em torno de 20 minutos. Isso dá uma boa ideia do que você vai passar: se você quer passar por esse teste, o conselho é deixar o software carregando no smartphone, e ir fazer outra coisa para aproveitar o tempo.

O vídeo no final do post mostra claramente como o desempenho do Windows 10 no iPhone X é muito pobre, mas… funciona. E sem apresentar problemas importantes, nem na interface nem na interação com os principais elementos do Windows 10.

Essa possibilidade de virtualização pode abrir todo um mundo de possibilidades, se não fosse pelo fato do desempenho muito débil. É preciso vários segundos para abrir uma simples pasta, e esse é um claro sintoma que tal iniciativa não é viável para um uso normal, mas que pode inspirar projetos futuros bem interessantes.

É claro que esta realidade pode mudar se a Microsoft decidir desenvolver uma versão do Windows 10 adaptada para os smartphones. Algo pouco provável, uma vez que a gigante de Redmond está centrada no Windwos 10 e no Windows 10X, versão pensada nos dispositivos com tela dupla.

Pode ser que alguns dos leitores do blog já estejam pensando no Windows 10 com ARM, mas é preciso levar em consideração que tal sistema operacional também não é uma versão adaptada para os dispositivos móveis, mas sim pensada nos notebooks e conversíveis baseados em chips Snapdragon com processadores ARM, que contam com arquitetura diferente dos processadores para smartphones.

 


Compartilhe