Wikipedia, PornHub, Twitch e Reddit protestam pelo #SaveYourInternet | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Wikipedia, PornHub, Twitch e Reddit protestam pelo #SaveYourInternet | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Wikipedia, PornHub, Twitch e Reddit protestam pelo #SaveYourInternet

Wikipedia, PornHub, Twitch e Reddit protestam pelo #SaveYourInternet

Compartilhe

Os Artigos 11 e 13 que o Parlamento Europeu pode aprovar em breve pode mudar a internet como conhecemos para sempre, afetando grandes empresas, criadores de conteúdo e usuários. A recusa temporária ao texto só serviu para a proposta ganhar tempo e formular um texto pior em mais punitivo.

Por causa disso, grandes nomes da web entraram na luta contra as leis. Wikipedia, PornHub, Twitch e Reddit decidiram abraçar a causa.

O Artigo 11 permite aos editores de conteúdo e mídia exercer a cobrança das plataformas que colocam um link no artigo, o que pode resultar a queda de tráfego em até 45%. Já o Artigo 13 faz com que as plataformas sejam legalmente responsáveis sobre o material que os usuários vão enviar com direitos autorais, o que obrigaria um filtro muito mais rígido, para não correr o risco de violão de tais direitos.

A página alemã da Wikipedia está liderando a iniciativa. Os internautas europeus já podem ver as mensagens de protesto contra os artigos 11 e 13, e em toda a União Europeia, o Wikipedia está temporariamente fora do ar. A Fundação Wikimedia emitiu um comunicado rechaçando a direção e alertando os usuários europeus a contactar os parlamentares sobre o assunto antes do dia 26 de março, que é quando o Parlamento da UE vai votar o texto final sobre os direitos do autor.

 

 

#SaveYourInternet

 

 

Sites como Twitch e PornHub decidiram incluir banners em seus sites com a hashtag #SaveYourInternet. O Twitch explica que o Artigo 13 é uma reforma ruim dos direitos do autor pois pode limitar conteúdo criado e compartilhado pelas comunidades presentes no site. Já o PorhHub é mais direto: “O pornô bloqueado irrita”.

Os usuários europeus do Reddit estão recebendo mensagens com advertência de erro sobre ‘copyright não detectado’. É uma mensagem falsa, por enquanto. Mas é também um exemplo de como a plataforma vai ficar se a UE aprovar as novas leis.

 

 

O site pledge2019 pode ajudar os internautas a encontrar os seus representantes no Parlamento. Eles ainda podem pedir diretamente aos políticos para que votem contra o Artigo 13. Além disso, o Change.org tem uma petição com mais de 5 milhões de assinaturas, mas procurar os políticos é sempre mais eficiente.

A decisão do Parlamento sobre os Artigos 11 e 13 deve acontecer entre 25 e 28 de março, ou entre 15 e 18 de abril. Lembrando que alguns países europeus estão em processo de eleição para novos cargos públicos e, tal e como acontece no Brasil, os políticos não querem se comprometer com questões polêmicas.


Compartilhe