TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que você deve evitar sempre que puder o modo silencioso no smartphone | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Você está em | Home | Dicas, Truques e Macetes | Por que você deve evitar sempre que puder o modo silencioso no smartphone

Por que você deve evitar sempre que puder o modo silencioso no smartphone

Compartilhe

É inegável que os smartphones se transformaram em ferramentas essenciais do nosso dia a dia. Isso quando não se transformam em um apêndice do nosso corpo, ou uma ferramenta sem a qual não conseguimos mais viver, literalmente.

Pode parecer um exagero, mas para algumas pessoas, isso é algo bem sério.

Hoje, os smartphones carregam em suas costas um peso que nunca foi dado antes para qualquer dispositivo de tecnologia ao longo da história. Talvez o computador tenha recebido tamanho protagonismo, mas nem mesmo o Personal Computer consegue ser tão “personal” quanto o nosso telefone celular móvel.

Os smartphones mais recentes são tão potentes quanto qualquer notebook que usamos para trabalhar ou ganhar dinheiro. Na verdade, o meu Galaxy S21 Ultra ou o meu iPhone 13 Mini são bem mais potentes que o Samsung Galaxy Book S que estou usando para escrever este post.

Este é um dispositivo que pode fazer de tudo, inclusive atuar como uma central de comunicações com a ajuda dos aplicativos de mensagens instantâneas. No meio do caminho, ele pode servir de central de entretenimento, câmeras de foto e vídeo e, pasmem, realizar e receber ligações de voz.

Mas… por que eu estou falando tudo isso?

Simples: para convidar a você a abandonar a prática de deixar o seu smartphone no silencioso. É o melhor para a sua saúde, por mais que o bom senso diga o contrário.

 

 

 

Por que você deve abandonar o modo silencioso no smartphone?

Levando em consideração todas as possibilidades oferecidas hoje pelo smartphone, o que acontece é que, nesse momento, passamos cada vez mais tempo com esse dispositivo nas mãos. São notificações constantes que resultam em consultas frequentes nos conteúdos exibidos na tela, e isso pode criar nos usuários o desejo constante de ficar o tempo todo atualizado, com todas as situações sob o controle constantemente.

E isso está bem longe de ser algo saudável.

Você pode até pensar que, para evitar ficar pegando o telefone o tempo todo, a melhor alternativa é adotar a saída fácil, que é silenciar ou desativar as notificações do dispositivo. É o que diz a lógica: sem notificações, você não precisa ficar consultando o smartphone o tempo todo, certo?

Ledo engano. A ciência descobriu que isso é mais errado que o próprio comportamento de ficar olhando a tela do telefone por si.

Um estudo realizado por um grupo de pesquisadores da Pensilvânia analisou o comportamento de 100 pessoas, e concluiu que desativar as notificações faz com que aumente o número de vezes que os usuários ficam revisando a tela do telefone para comprovar se existe alguma novidade ou conteúdo novo que chegou e a pessoa acabou perdendo por algum motivo.

Ou seja… exatamente o contrário do que as pessoas desejam quando silenciam as notificações do smartphone. Um efeito psicológico que resulta em mais distrações e menor capacidade de foco e concentração.

 

 

 

O que mais o estudo revelou?

Ao longo do estudo, são mencionados vários fatores que reforçam a ideia que silenciar o smartphone pode entregar o contrário do que queremos.

Muitos usuários sofrem da síndrome de FOMO, que é uma patologia psicológica próxima da ansiedade que gera no indivíduo a necessidade de estar conectado para ficar por dentro de tudo o que está acontecendo o tempo todo.

Quando as notificações são desativadas, cria-se uma situação onde a pessoa fica completamente for fora de tudo o que está acontecendo no mundo, o que gera na pessoa uma sensação de ansiedade que só termina quando ela pega o smartphone para ver se recebeu alguma notificação nova.

É por isso que esse grupo de pessoas revisa mais vezes o telefone quando as notificações estão silenciadas. E a única forma de resolver o problema de vez é desligar o telefone e tentar viver um pouco longe da internet. Faz um bem danado.


Compartilhe