Compartilhe

O WhatsApp Web é bem útil para quem quer manter uma conversa no PC e normalmente funciona muito bem. Porém, problemas podem aparecer durante o seu uso. Nesse post, vamos ver os problemas mais comuns da plataforma, e conhecer as suas possíveis soluções. A boa notícia aqui é que boa parte dos problemas conta com solução.

 

 

 

O navegador não é compatível

 

Se ao digitar o endereço https://web.whatsapp.com/ no seu navegador web e receber uma mensagem que o serviço não é compatível, pode ser que o seu software de navegação web seja muito antigo para usar o serviço.

O WhatsApp Web é compatível com a maioria dos navegadores web atuais (Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera, Microsoft Edge e Safari), mas não funciona no Internet Explorer.

 

 

 

Não envia notificações de novas mensagens

 

O WhatsApp Web avisa quando uma nova mensagem chegou, tal e como acontece no aplicativo móvel. Ele se vale do sistema de notificações do navegador que, por sua vez, vai usar as notificações do sistema operacional. Se não aparecem novas notificações, é possível que as mesmas estão bloqueadas no navegador web.

Na primeira utilização do WhatsApp Web, se você respondeu NÃO para o questionamento sobre o envio de notificações por esse site, é preciso mudar essa configuração no navegador. O processo varia um pouco de um navegador para outro, mas normalmente é clicar em algum lugar da barra de endereços e mudar a permissão de notificações para Permitir.

Leve em consideração que alguns sistemas operacionais, como o Windows, contam com um modo de ‘não perturbe’, que não envia notificações, o que também pode explicar o problema. No Windows 10, esse modo se chama Assistente de Concentração.

 

 

 

WhatsApp aberto em outra sessão

 

Nesse momento, você só pode usar o WhatsApp Web ou o aplicativo do WhatsApp para PC em um lugar por vez. Quando você inicia sessão em um novo local ou dispositivo, as sessões anteriores são fechadas. Ou seja, se você recebe a mensagem informando que o WhatsApp está aberto em outro computador ou navegador, significa que o serviço está aberto em outro dispositivo.

Na maioria dos casos, isso acontece porque você abriu duas abas do WhatsApp Web sem querer, ou ligou um computador onde o WhatsApp para PC está instalado e iniciou sozinho. Se você tem certeza que não foi você quem fez isso, feche todas as sessões abertas. Clicando em Usar Aqui, suas conversas voltam para o WhatsApp Web aberto para você, fechando as demais sessões abertas em qualquer lugar.

 

 

 

Fotos e vídeos não são exibidos

 

O WhatsApp não salva as fotos e vídeos enviados para outras pessoas em seus servidores, já que passa de forma direta de um telefone para outro, com uma codificação ponta a ponta. Isso faz com que as fotos ou vídeos enviados no WhatsApp não sejam carregados.

Há vários modos de tentar recuperar as fotos apagadas no WhatsApp, mas provavelmente a forma mais fácil é pedir para que a outra pessoa mande as fotos para você de novo. Caso contrário, você pode tentar apps de terceiros para recuperar fotos recentemente apagadas.

 

 

 

Smartphone sem conexão

 

O WhatsApp Web se conecta com o seu smartphone, que é quem faz o trabalho de enviar e receber as mensagens do WhatsApp. Você precisa manter o telefone ligado e conectado na internet. Caso contrário, você vai ver uma mensagem informando sobre a ausência de conexão no seu smartphone.

Aqui, a solução é simples: ligue o smartphone onde você usa o WhatsApp e certifique-se que o mesmo está conectado na internet. Há rumores que o WhatsApp vai permitir o uso do aplicativo em vários dispositivos, mas nesse momento, o WhatsApp Web só funciona sincronizando a partir do smartphone.

 

 

 

Computador sem conexão

 

É uma mensagem parecida com a anterior, mas um pouco diferente. Nesse caso, está claro o motivo: o seu PC não tem conexão com a internet naquele momento.

Se a mensagem fica aparecendo e desaparecendo, é possível que a conectividade do seu PC esteja instável. Aqui, vários motivos podem explicar o problema, como lentidão ou instabilidade de rede. Verifique os motivos do problema e atue com suas possíveis soluções.


Compartilhe