Compartilhe

A miniaturização da tecnologia permitiu que hoje o mercado receba computadores tecnologicamente complexos (para um propósito geral), com tamanhos muito reduzidos. Ou você acha que gadgets como smartwatches, smartbands e fones de ouvido Bluetooth sem fio seriam possíveis sem esse processo de miniaturização?

Um dos mais recentes exemplos de computadores pequenos e complexos que acaba de chegar ao mercado é o VoCore 2, que funciona com o sistema operacional Linux e é do tamanho de uma moeda. E mesmo com esse pequeno tamanho, ele pode realizar várias tarefas mais básicas (não pene em executar o editor Unreal Engine nele, obviamente).

 

 

Um computador minúsculo, mas com grande leque de possibilidades

O VoCore2 conta com um processador de 580MHz, 128 MB de memória RAM, até 2 TB de armazenamento, conectividade via USB, rede WiFi de até 300 Mbps e, é claro, a possibilidade de executar uma grande variedade de programas, se apresentando assim como um produto bem versátil e a brindo as portas para ser utilizado como um roteador inteligente, uma porta de conexão VPN, modo de armazenamento em nuvem privada ou até uma estação de transmissão de músicas do AirPlay, além de outras tantas possibilidades.

O VoCore 2 inclui uma tela própria de 4 polegadas que funciona via USB, dispensando assim o uso de uma tela externa, seja ela uma TV ou um monitor. Por outro lado, pode ser difícil ler os dados exibidos pelos consoles virtuais em uma tela tão pequena.

Com preço de aproximadamente US$ 80, está claro que não estamos diante de um produto que é orientado para o público em geral, mas sim pensado nas empresas que buscam construir alguma pequena infraestrutura ou um produto com ele, ou para os usuários avançados que são curiosos e, principalmente, entusiastas do Linux.

Investir dinheiro na potência computacional de forma indiscriminada não é a coisa mais inteligente que você pode fazer (ainda mais em um momento de crise que nós enfrentamos nesse momento). O mais correto é medir as necessidades antes de adquirir o produto que melhor se ajusta à elas e ao seu orçamento.

 

Via The Next Web


Compartilhe