Neste post, vamos analisar o VideoProc, um editor e compressor de vídeo pensado nos arquivos em 4K, uma resolução suportada por alguns smartphones e por câmeras GoPro.

 

 

Principais Características

 

 

O VideoProc conta com os recursos básicos de edição, mas com suas características pensadas nos arquivos em 4K UHD, trabalhando com o modo de aceleração de hardware da GPU, para agilizar todo o processo.

As fontes de vídeo podem ser as mais diversas, (iPhone, GoPro, DJI, YouTube, Blu-ray, etc). É possível realizar o backup e a gravação dos vídeos em DVD em apenas 5 minutos, além de contar com um downloader de vídeos do YouTube integrado e permitir a gravação de conteúdos na tela, webcam e iPhone, para uma edição posterior.

 

 

Quem deve usar o VideoProc?

 

 

Usuários das mais diferentes categorias, principalmente aqueles que desejam agilizar o processo de codificação de vídeos. Os novatos também podem se valer do software, pela sua simplicidade de sua interface de uso. Também é recomendado para quem não pode (ou não quer) contar com um software que consome elevados recursos de hardware.

É uma solução perfeita para quem quer simplesmente editar os seus vídeos de forma simples e direta, sem maiores complicações.

Depois de realizar o download e instalação do VideoProc, é hora de começar a trabalhar com as mídias salvas no equipamento. O software é compatível com os sistemas operacionais Windows e Mac.

Aqui, você tem seis métodos para processar e reduzir o tamanho de vídeos em 4K da GoPro sem perda de qualidade. Sem falar que você pode ganhar uma GoPro 7 e acessórios, além de uma licença do VideoProc para Windows e Mac. Lembrando que essa é uma promoção internacional, e que você deve seguir as regras de elegibilidade descritas no site. Você tem até o dia 26 de outubro de 2018 para participar.

 

 

 

Processando e compactando vídeos em 4K de câmeras GoPro

 

 

Execute o VideoProc, e você verá a interface principal, com quatro opções de tarefas: Video, DVD, Downloader e Recorder. Uma vez que você já tem o vídeo salvo no computador (transferido pela câmera GoPro, escolha a opção Video, para abrir a interface de uso desse item.

Escolha o item “+Video”, e procure pelo arquivo com o qual você quer trabalhar. Ou arraste o vídeo direto para a interface. Depois, você verá várias opções de formatos de saída de vídeo, onde a grande vantagem no uso do VideoProc é poder reduzir o tamanho dos vídeos da GoPro em até 50% sem perda de qualidade.

 

 

É possível escolher vários formatos e parâmetros para o arquivo de saída, assim, como a resolução do arquivo, local de destino dos arquivos, entre outros. Uma das opções é o YouTube com o formato FLV de saída.

 

 

Você também pode mudar os parâmetros de áudio e vídeo, reduzindo a resolução e o bitrate, algo que influencia diretamente no tamanho do arquivo.

 

 

A opção de corte de vídeo permite que você selecione as melhores cenas. Duas linhas verdes determinam o começo e o fim do trecho a ser editado. Arraste as linhas de acordo com as suas preferências.

 

 

O botão laranja determina os múltiplos cortes para estabelecer diferentes takes em um mesmo vídeo. O procedimento de Crop pode combinar todos os pedaços editados, e o modo Preset estabelece a aparência do vídeo (16:9, 4:3, 1:1, etc).

 

 

A ferramenta “ToolBox” permite o corte do vídeo em até 10 segmentos a cada 60 segundos. Também é possível combinar vídeos diferentes em um único projeto.

 

 

Quando tudo estiver pronto para gerar a versão final do vídeo, basta clicar em RUN, e o VideoProc vai montar e entregar o vídeo no seu arquivo de destino.

 

 

Considerações finais

 

Vale a pena testar o VideoProc. Você verá como a sua interface de usuário é simples e prática. É uma boa ferramenta para editar e processar vídeos em 4K, inclusive se você não é um profissional na área.