Por que tanta gente está buscando ou falando do “vídeo 1444” no YouTube? | TargetHD.net
TargetHD.net | Notícias, Dicas e Reviews de Tecnologia Por que tanta gente está buscando ou falando do “vídeo 1444” no YouTube? | TargetHD.net Press "Enter" to skip to content
Wetten.com Brasil Apostas
Você está em | Home | Internet | Por que tanta gente está buscando ou falando do “vídeo 1444” no YouTube?

Por que tanta gente está buscando ou falando do “vídeo 1444” no YouTube?

Compartilhe

O mais recente viral que está na boca do povo é um dos mais tristes que tomamos conhecimento ao longo desses anos escrevendo sobre internet e tecnologia. Muitos já ouviram falar do vídeo 1444, ou pior, já viram esse vídeo. Ele estava disponível no YouTube e dezenas de canais replicaram seu conteúdo, mas a plataforma de vídeos acabou censurando (e com razão) o seu conteúdo.

Nesse post, vamos tentar explicar da forma mais racional e concisa possível sobre o que está acontecendo.

 

 

Do que se trata o vídeo 1444?

É um vídeo forte, que recomendamos que você não veja. Nele, um jovem aparentemente transmite ao vivo o seu suicídio, disparando contra a própria cabeça com um rifle. A cena é excessivamente gráfica e chocante.

Em teoria, o vídeo foi baixado da Deep Web, onde o jovem teria transmitido o seu suicídio. O mais absurdo de tudo isso é que alguém subiu o vídeo para o YouTube, e a plataforma demorou mais do que o normal para retirar esse vídeo do ar, o que permitiu que dezenas de canais começaram a replicá-lo, o que fez com que o vídeo ficasse no ar por pelo menos seis horas. Nesse momento, ele não está mais disponível no YouTube.

 

 

Diante do caos, palhaçadas como “se você não comentar hoje esse vídeo, você vai morrer” começaram a correr na internet, assim como outras fake news e lendas urbanas envolvendo o vídeo.

 

 

O que se sabe sobre a história por trás do vídeo?

Sobre o estranho título, muitos acreditam que o nome foi definido para driblar o algoritmo do YouTube, algo que funcionou por algumas horas. Há quem diga também que o jovem do vídeo é russo, e que o mesmo fazia parte de um grupo mórbido do Facebook.

O jovem aparece sentado no sofá com o rifle e diz as palavras “Nya” e “Paka” antes de apertar o gatilho. Tais palavras significam “adeus” em russo.

Várias fontes afirmam que o jovem suicida se chama Gleb Korablev, que tinha apenas 18 anos de idade, e era estudante de uma universidade em Moscou. Imagens do momento após o suicídio (igualmente muito gráficas, obviamente) circulam na internet, mas ainda existem muitas questões que não são respondidas sobre o caso.

 

 

Por outro lado, muita gente desconfia da veracidade do vídeo. Não podemos nos esquecer que vivemos a era das deepfaekes, e cada vez será mais complicado saber se uma imagem é real ou falsa.

É muito chamativa a polaridade que existe na hora de viralizar um vídeo tão grotesco: ou para dizer que é falso, ou para afirmar que é um tipo de maldição que está se expandindo pela internet, ou por qualquer outro motivo… observe como esse tipo de conteúdo é consumido na web, e isso diz muito sobre como estamos como coletivo nos aspectos psicológicos e emocionais.

O vídeo original dura quase um minuto, e algumas notícias já foram publicadas sobre o caso. A mãe do jovem encontrou o seu corpo sem vida logo depois de sua morte, e os motivos que levaram o rapaz a cometer o suicídio ainda não foram revelados.

Diante do evento, já estão rolando na internet os memes e as reações, que nada mais são do que reflexos de uma sociedade que está doente, em vários aspectos. E, de novo, recomendamos que você não procure pelo vídeo ou que não assista ao mesmo.

 

Via Reddit


Compartilhe